Tudo pronto para a 2ª edição da Feira Brasileira de Sementes (Febrasem). Os participantes contarão com uma extensa programação voltada à cadeia produtiva de sementes do País. Apresentando palestras com os principais assuntos de relevância para o setor, além da exposição com empresas parceiras de inovações, tecnologia e tendências do segmento sementeiro. O evento será realizado hoje e amanhã (16), no Parque de Exposições Wilmar Peres de Farias, em Rondonópolis, Mato Grosso.
O presidente da Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat), Nelson Croda, explica que além das palestras que terão papel de ampliar o debate sobre produção de sementes, a Febrasem proporciona um ambiente muito favorável para a troca de experiências “Na Feira Brasileira de Sementes em sua segunda edição teremos a oportunidade de acessar as inovações e as recentes tecnologias, e também realizar a interação com os responsáveis técnicos de todos os sementeiros participantes, com os pesquisadores nacionais e internacionais”, disse.
A programação de hoje começa com a palestra sob o tema “Biotecnologia na Agricultura: Novos avanços e seus impactos no agronegócio”, com o Drº Alexandre Nepomuceno, engenheiro agrônomo, pós-doutor em biologia molecular e pesquisador da Embrapa.
No período da tarde dentro da programação acontece a palestra “Descomplicando a Legislação de Sementes”, com o Drº Jonas Farias Pinto, gerente de Certificação da Fundação Pró-Sementes, abordará as atualizações que ocorreram nos últimos dois anos. “Falaremos sobre alguns pontos da legislação específica de sementes, o que é importante o produtor ou o responsável técnico se atentar a respeito da legislação de sementes. Buscando deixar mais claro, o que trata a legislação, o que nós temos que cumprir, obrigações do produtor de sementes relacionado a todo o processo produtivo de sementes, e para esse fim devemos estar de acordo com a legislação, que é bastante robusta, complexa e nós precisamos entendê-la ou seja descomplicá-la”, resumiu.
Para iniciar os trabalhos do segundo dia, a palestra “Cenários Futuros do Mercado de Sementes no Brasil”, com Lars Schobinger, fundador e CEO na Blink, fazendo uma abordagem 360 graus de toda a cadeia de valor de sementes, o rearranjo da cadeia e as transformações que ocorrerão em termos de consumidor, crédito, oferta, serviços e mão de obra. “Traremos à tona os impactos sobre as principais mudanças no setor, em termos de manejo das lavouras, novas tecnologias, exigências nas escolhas do novo cliente (produtor), o que irão demandar, desafios, dores e gargalos que terão que enfrentar e valorização das sementes nesse novo cenário”, destacou.
Finalizando a maratona de palestras e painéis da Febrasem, o tema “Semeando o futuro – como a inovação e a inteligência artificial vão impactar o agronegócio”, com o especialista e entusiasta do assunto Arthur Igreja.