O portal Chãozão, maior plataforma de anúncios de terras rurais do Brasil, registrou mais de meio milhão de consultas por propriedades à venda durante o primeiro trimestre deste ano. Nesse período, Minas Gerais foi o estado mais procurado por possíveis compradores, segundo levantamento, sendo responsável por 19,58% do volume de buscas. Rio Grande do Sul, com cerca de 13%, e Bahia, com 9,98%, completam o pódio, indicando o interesse regional diversificado por parte de produtores e investidores.
“Cada estado oferece uma combinação própria de fatores, que variam de acordo com o clima, tipo de solo, logística, vocação produtiva, entre outros aspectos. Essa é uma vantagem do nosso país, que permite atender a perfis distintos de investidores. Minas Gerais, por exemplo, se destaca pela diversidade de culturas e pela localização estratégica, enquanto o Rio Grande do Sul atrai pela tradição agrícola. Na Bahia e proximidades, temos o avanço das novas fronteiras produtivas”, explica Geórgia Oliveira, CEO do Chãozão.
Além disso, segundo a empresária, o cenário macroeconômico e a consolidação da terra rural entre os principais ativos reais, estimula os compradores a diversificar geograficamente seus investimentos, seja para diluir riscos ou aproveitar oportunidades específicas em diferentes regiões do país.
O interesse massivo vindo de investidores dos principais polos econômicos, como São Paulo, ilustra esse cenário. De acordo com o mesmo levantamento feito pelo Chãozão, o estado lidera quando o assunto é “de onde vem o interesse”, sendo o local de origem cerca de 36 mil buscas entre janeiro e março. Minas Gerais aparece em segundo nessa lista, com mais de 13 mil consultas, seguido por Goiás, referência em produção agrícola, com 9.069.
Esse recorte, na visão de Geórgia Oliveira, reforça que a chegada desse novo perfil comprador não exclui o produtor tradicional, que continua exercendo papel importante tanto para o mercado imobiliário rural quanto para o agro como um todo. “Enquanto São Paulo, berço da Faria Lima, se destaca com o maior número de compradores interessados, seguindo uma lógica de investimento para ‘além do seu quintal’, quando estendemos a lista também observamos uma forte presença de compradores em estados que figuram entre os principais produtores do País, como Mato Grosso, Paraná, Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. Isso contribui para o entendimento do porquê o agro é, atualmente, um dos motores principais do PIB brasileiro”, destaca.
Confira a lista de estados mais buscados no Chãozão durante o primeiro trimestre:
1 – Minas Gerais – 95.532
2 – Rio Grande do Sul – 67.378
3 – Bahia – 51.293
4 – Paraná – 26.216
5 – Paraíba – 26.091
6 – Rio Grande do Norte – 21.348
7 – São Paulo – 21.215
8 – Maranhão – 21.177
9 –Pará – 19.489
10 – Piauí – 19.404
Ranking de estados com mais buscas realizadas no período:
1 – São Paulo – 35.973
2 – Minas Gerais – 13.399
3 – Goiás – 9.069
4 – Paraná – 8.122
5 – Rio Grande do Sul – 5.180
6 – Santa Catarina – 3.835
7 – Rio de Janeiro – 3.775
8 – Mato Grosso – 3.725
9 – Distrito Federal – 3.142
10 – Mato Grosso do Sul – 3.102
Entre no GRUPO DE WHATSAPP e acompanhe mais notícias relevantes sobre Agronegócio e Indústria

