O site Mato Grosso Econômico traz para você que durante dez dias, mais de 20 mulheres do município de Ponte Branca moradoras da Comunidade Sede e São João I, participaram da Oficina de Patch Apliquê em camisetas, técnica que consiste em aplicar tecidos, retalhos, linhas e pedrarias sobre uma peça simples e sem detalhes.
A técnica permite agregar valor as peças, produzir material personalizado, garantir uma renda extra e contribuir para o orçamento familiar.
A extensionista da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Lucimara Lenharo Longo, destaca que a técnica de Patch Apliquê pode agregar valor ao artesanato produzido em mais de 150%. Ela explica que uma camiseta adquirida por R$ 15,00 pode ser comercializada por R$ 37,50. Além das camisetas podem ser produzidos almofadas, pano de pratos e diferentes aplicações em tecidos.
Conforme Lucimara, a Oficina foi direcionada para os beneficiários dos programas sociais do Governo Federal e as atividades complementam a execução das políticas públicas direcionadas aos menos favorecidos ou em situação de vulnerabilidade social. “A Oficina proporciona as mulheres a ocupação e geração de renda para as famílias”, enfatiza.
O evento foi realizado pela Secretaria de Trabalho Assistência Social em parceria com a Empaer.