O MT Econômico traz hoje uma publicação interessante do Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat) para quem tem interesse em comprar um imóvel rural.
Alguns cuidados devem ser tomados, visando minimizar prejuízos e dores de cabeça.
Veja o que você deve saber antes de comprar uma terra:
Histórico completo do imóvel – Solicite ao Cartório de Registro de Imóveis uma certidão dominial, ou sucessória completa. O documento serve para mostrar a sequência cronológica e registro de todas as transmissões ocorridas sobre o mesmo terreno, desde o proprietário atual até a origem da titularidade.
Certidão pela internet – A maioria dos cartórios oferece a busca por certidões pela internet, sem a necessidade de se deslocar pessoalmente até o cartório. A busca pode ser feita pela Central Eletrônica de Integração e Informações dos serviços Notariais e Registrais de Mato Grosso (CEI), após cadastro, clicando AQUI.
Comprovação da origem do título – Após ter a certidão em mãos, é preciso conferir se o primeiro registro da área consta um título emitido pelo Poder Público. Comumente aparece Poder Judiciário, Estado, União, Incra e Intermat.
Verifique quem está vendendo a área – Após acessar a certidão, é possível verificar quem é o último dono da área. Certifique-se de que quem está vendendo a área é o atual proprietário do imóvel.
Confirme a localização – É preciso confirmar que a área do título que consta no primeiro registro tem correspondência de localização com a área que você pretende adquirir.
Leia também: Autorização Provisória de Funcionamento de Atividade Rural é prorrogada
Dicas complementares
O MT Econômico alerta também, que antes de comprar a fazenda, o futuro proprietário deve fazer uma visita para conhecer a terra e analisar se ela possui as características desejadas.
É preciso já ter em mente que tipo de atividades terá na propriedade, definir se quer para pecuária, agricultura ou ainda outras atividades.
Alguns dos principais pontos a serem observados são:
– Presença de água na propriedade;
– Distância da cidade mais próxima;
– Condições das vias de acesso à fazenda;
– Tipo de solo;
– Tipo de vegetação;
– Tipo de clima;
– Condições das cercas da propriedade;
– Condições das instalações (sede, currais, galinheiros…);
– Se possui eletricidade;
– Área desmatada e áreas de mata virgem.