A cidade de Diamantino, que tem como foco o fortalecimento da agricultura familiar, distribuiu sementes de hortaliças para pequenos agricultores.
Além das sementes eles também estão no programa de distribuição de calcário, sêmen bovino, além da escavação de tanques de peixes e realização de gradagem do solo feito pela Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria, Comércio e Meio Ambiente de Diamantino.
As sementes disponíveis na secretaria são: salsa, rúcula, alface, almeirão, abobrinha, jiló, couve, cenoura, rabanete e feijão macarrão. De acordo com o secretário Claudimar Barbacovi os interessados devem fazer o cadastro na Secretaria. “Estamos junto com a Secretaria de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários de Mato Grosso (Seaf) traçando o perfil dos nossos agricultores”, explicou Barbacovi.
Diamantino possui cerca de 1.200 famílias na agricultura familiar, o cadastro é fundamental para o acompanhamento e assessoramento do Governo Municipal e parceiros.
Além de priorizar as cadeias produtivas que tem maior potencial de consumo e crescimento no município e no Estado como, por exemplo, bacia leiteira, piscicultura, fruticultura, sempre com objetivo principal de viabilizar melhores condições mercadológicas, de competitividade e inserção, dando prioridade ao agricultor familiar.
Ações estratégicas estão sendo planejadas em cada setor para que, junto da Empaer, a assistência técnica possa chegar ao pequeno produtor alavancando a agricultura familiar.
“Buscamos ações importantíssimas para melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores rurais e as condições de desenvolvimento o setor”, acrescentou o prefeito Juviano Lincoln.