O PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil cresceu 0,6% no terceiro trimestre, na comparação com o trimestre anterior. Se comparado ao trimestre de 2018, o PIB subiu 1,2%. Em valores atuais, o PIB totalizou R$ 1,842 trilhão de julho a setembro.
Os dados foram divulgados hoje (3) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). No segundo trimestre, a economia brasileira avançou 0,5%, após revisão de dados (antes era 0,4%).
A agropecuária apresentou a maior alta e registrou 1,3% de aumento com destaques positivos na produção de milho, algodão herbáceo, laranja e mandioca..
Na sequência, ficou a indústria, que subiu 0,8%. Nos serviços, a elevação ficou em 0,4%, todos os percentuais na comparação com o trimestre anterior.
De acordo com o IBGE, o crescimento da indústria foi provocado pela expansão de 12% no setor extrativo, com destaque para o bom desempenho da extração de petróleo, e de 1,3% na construção.
No resultado acumulado, mais abrangente o PIB de Mato Grosso é o que mais crescido nos últimos anos entre os estados, conforme publicado anteriormente pelo MT Econômico neste link.