Com o avanço na colheita da soja em Mato Grosso, a semeadura do milho safrinha para a safra 2021/22 segue ritmo acelerado e inédito para o período. De acordo com o levantamento feito pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), a semeadura do cereal apresentou um incremento na última semana de 16,99 pontos percentuais (p.p.) e totalizou 26,70% das áreas esperadas até a sexta-feira (281).
Com essa evolução, a safra passa a ficar 12,44 p.p. à frente da média dos últimos cinco anos e 24,57 p.p. à frente da safra passada, que neste mesmo período contava com apenas 2,13% das áreas semeadas.
Conforme o Imea, o milho safrinha deve cobrir área recorde no Estado, passando de 6,22 milhões de hectares e ofertando recorde de 39,64 milhões de toneladas.
VEJA AQUI MAIS NOTÍCIAS DE AGRONEGÓCIO E INDÚSTRIA
Os analistas do Imea pontuam que mesmo com o avanço, as regiões centro-sul, sudeste e oeste ainda estão com o foco voltado para a semeadura do algodão e, segundo informantes, a tendência é de que a evolução nessas regiões ganhe ritmo acelerado a partir de fevereiro.
A região médio norte – que concentra a maior oferta de soja e milho do Estado – é a que mais avançou desde o início da semeadura, fechou janeiro com 37,17% da área agricultável já coberta, registrando o maior avanço semanal 23,40 p.p.
Com relação às previsões de chuva, o Tempo Campo estima acumulados expressivos para os próximos sete dias em alguns municípios produtores, o que é um ponto de atenção para os trabalhos no campo na próxima semana, alerta o Imea.
Leia também: Relatório confirma pujança do agronegócio mato-grossense em 2021