Para prestigiar o lançamento da coleta mecanizada do lixo, o prefeito de Nova Mutum, Adriano Pivetta acompanhado do vice-prefeito Leandro Félix esteve em Lucas do Rio Verde na última quinta-feira (10) para entender mais desse projeto.
O projeto torna Lucas do Rio Verde a primeira cidade do estado com 100% da coleta mecanizada. Conforme a Prefeitura o sistema moderno possibilita a separação dos resíduos recicláveis do lixo úmido, por meio do uso de contentores.
Conforme explicou Otaviano o município Luverdense deu um importante em relação as determinações previstas na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Outro ponto abordado pelo prefeito foi a melhoria nas condições de trabalho às pessoas que atuam diariamente na coleta do lixo. "Era um sonho meu, principalmente para estes quatro anos que estou prefeito, de poder deixar esse legado. Libertar essas pessoas que corriam 40, 50 quilômetros por dia atrás de um caminhão, ajuntando os restos que nós produzimos. Nenhum pai ou uma mãe cria um filho com o objetivo de ser gari, então por que vamos sustentar um status desses quando podemos criar empregos, dar oportunidades melhores e através da mecanização substituir essa mão de obra", salientou.
O prefeito de Nova Mutum, Adriano Pivetta disse que a iniciativa do município vizinho deve ser o caminho seguido por grande parte das prefeituras do Brasil. Adriano também disse que estuda formas de implantar um sistema semelhante em Nova Mutum. "Precisamos pensar que Nova Mutum está em fase de crescimento e precisamos adotar essas medidas agora para termos um crescimento organizado. Já temos um Plano Diretor, definido e aprovado e estamos fazendo uma análise de viabilidade e de custos para implantarmos esse projeto em nosso município", afirma.
Nova Mutum tem o Projeto ReCiclo que realiza a coleta seletiva do lixo reciclável em parte do município. A Prefeitura oferece a estrutura de viabilidade do projeto e as pessoas que atuam no projeto, obtém renda da comercialização dos produtos recicláveis.
Em Lucas do Rio Verde com a implantação dos contentores o volume de material reciclável aumentou 55% no primeiro ano e hoje são coletadas 60 toneladas por mês.