Para evitar que o município de Rondolândia fique isolado do resto do Estado, a prefeitura está assumindo as obras depois de mais de dez solicitações já protocoladas ao governo para que retome a obra que está parada a mais de um ano.
A população que necessita da estrada que é a via principal de saída e chegada do município. Por isso a prefeita Bett Sabah (PT), acompanhada de uma comitiva formada por vereadores e pioneiros do município estiveram em Cuiabá em busca de uma resposta do secretário de estado de Infraestrutura, Marcelo, que até o presente momento não respondeu.
Entenda o caso
Em 2012 o município de Rondolândia foi contemplado com o Programa “MT Integrado” da gestão do ex-governador Sinval Barbosa (PMDB), que destinou 20 quilômetros de Rodovia para ligar Rondolândia à Rondônia. A princípio a obra seria pela linha 07, depois com articulações politicas dos gestores da época, a obra foi transferida para a linha 05, tornando-se oficialmente MT 198. Em janeiro de 2013, a empresa Camargo Campos iniciou a obra que seguiu ativa até dezembro de 2014. Em janeiro 2015, já na gestão do governador Pedro Taques (PSDB), a obra que foi transferida ao programa “Pró-estrada” onde se encontra paralisada e causando sérios danos à população.
Por se tratar de uma obra onde ainda há um contrato em vigência entre o Governo do Estado e a empresa Camargo Campos, a Prefeitura de Rondolândia não pode fazer toda sua recuperação na totalidade, o que a prefeitura tem feito é evitar o isolamento que está cada dia mais próximo. De acordo com a prefeita a situação piora a cada dia e o município não pode fechar os olhos.
“Por esta estrada passam ambulâncias, ônibus escolares e toda nossa população que necessita ir diariamente à Rondônia. No período da seca, a prefeitura cascalhou morros e pontos que considerávamos críticos, porém com as fortes chuvas dos últimos dias, os bueiros e pontes não estão resistindo mais, além de novos atoleiros. Estamos chegando em um caso de isolamento, por este motivo a prefeitura esta fazendo o serviço do estado” justificou a prefeita.
Ainda de acordo com Bett Sabah, uma audiência pública será convocada para o mês de abril com a presença do Ministério Público Estadual e Federal, Governo do Estado, Empresa Camargo Campos, Parlamentares Federais, Estaduais e municipais, além do Poder Executivo municipal e toda população.
Em 26 de março, a prefeita comandará o I Trilhão de Motoqueiros “Passos de Rondon” para chamar a atenção das autoridades estaduais e federais referente ao abandono de outra rodovia estadual, que é a MT 313 que liga Rondolândia à Conselvan.