Os produtores de Mato Grosso podem comemorar visto que o Ministério da Integração Nacional aprovou a proposta feita pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e outras Federações para alterar a programação do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) para 2016 mantendo a redação de 2015.
Agora os produtores poderão financiar suas matrizes sem restrições. A Famato havia alertado o Ministério sobre as dificuldades de aquisição de matrizes com qualquer certificação de melhoramento genético.
O ministro Gilberto Magalhães Occhi levou em conta o pedido e decidiu pela alteração do item "2" do inciso IV da letra "d" do subitem 2.1 que determina as condições gerais de financiamento da programação do FCO para 2016, de modo a rever o financiamento de matrizes ou reprodutores de bovinos.
Com essa alteração não será necessário a comprovação ou certificação de melhoramento genético na aquisição de animais financiados por este fundo será o exigida, assim como ocorreu em 2015.