Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento regional e o futuro da cotonicultura com responsabilidade social e ambiental, a Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa) e pelo Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt) inauguram nesta quarta (30) o Centro de Treinamento e Difusão Tecnológica do Núcleo Regional Sul.
Esse é o segundo CT da Ampa. O primeiro Centro de Treinamento e Difusão Tecnológica foi inaugurado no Núcleo Regional Norte entre Sorriso e Lucas do Rio Verde.
A ideia é qualificar a mão de obra que atua no sistema produtivo adotado em Mato Grosso, identificar e difundir novas tecnologias para enfrentar as ameaças que pairam sobre ele (pragas, doenças e plantas daninhas resistentes, entre outros).
Outros três serão inaugurados ainda este ano, nos núcleos regionais Centro (região de Campo Verde), Médio Norte (região de Campo Novo do Parecis) e Noroeste (região de Sapezal) – todos construídos com apoio financeiro do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA).
"Contar com mão de obra qualificada é uma demanda urgente dos produtores", afirma Gustavo Piccoli, presidente da Ampa e do IMAmt. "Com a criação deste e dos demais Centros de Treinamento, a Ampa acredita estar contribuindo para o desenvolvimento regional e o futuro da cotonicultura com responsabilidade social e ambiental", acrescenta. Hoje Mato Grosso responde por aproximadamente 60% da produção e da exportação brasileira de pluma.
Com uma área de aproximadamente 190 hectares (sendo mais de 5 mil metros quadrados de área construída), o Centro de Treinamento e Difusão Tecnológica do Núcleo Regional Sul está situado na BR 364 Km 199 / sentido Pedra Preta. Além de contar com refeitório, alojamento, garagem de máquinas, depósito de insumos e um galpão com salas para treinamentos e oficinas, o novo CT contará com casas de vegetação e laboratórios para desenvolvimento de novas tecnologias. Esses trabalhos serão realizados pelos pesquisadores do IMAmt em parceria com outras instituições de ensino e pesquisa. O CT também funcionará como um atrativo para que novos talentos se fixem na região já que deverá ser um polo de alta tecnologia.
Outro destaque do novo CT do Núcleo Regional Sul é a Escola de Beneficiamento do Algodão, que está sendo montada no local, com equipamentos de ponta e em condições de ser a mais completa do país.