O Mato Grosso Econômico traz para você que estimativas atualizadas pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) aponta que a safra termina com estoques baixos e essa realidade terá grande influência na entressafra e nos preços.
Segundo o Imea, Mato Grosso vai contar com o menor estoque de passagem de soja dos últimos quatros anos, 190 mil toneladas e 70 mil toneladas de milho, pouca coisa superior as 60 mil toneladas da safra anterior, mas bem distante do saldo de 370 mil toneladas do ciclo 2013/14.
Os analistas do Imea apontam que a produção foi abaixo do esperado na safra, de 27,50 milhões de toneladas, em reflexo às intempéries climáticas já havia sido quantificada na divulgação anterior do Relatório de Oferta e Demanda. Apesar disso, o reflexo da menor oferta sobre a demanda só pôde ser mais palpável nesta nova divulgação. A expectativa de exportação e de consumo em Mato Grosso (esmagamento) teve seus dados reduzidos para 14,77 milhões de toneladas e 8,69 milhões de toneladas, respectivamente.
Apesar disso, o consumo interestadual foi elevado para 4,15 milhões de toneladas, refletindo a grande demanda dos outros estados.