A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e a Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) estão com inscrições abertas para empresários e industriais interessados em expor seus produtos e serviços na Expoind MT 2025, a primeira Feira de Negócios da Indústria de Mato Grosso, que acontece de 4 a 6 de novembro, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. As empresas selecionadas terão estande gratuito, e o prazo para inscrição vai até 14 de setembro.
A Expoind é uma iniciativa inédita da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) em parceria com o governo do Estado, por meio da Sedec. O evento promete se consolidar como a principal vitrine da indústria mato-grossense, reunindo empresas locais, fornecedores nacionais e representantes internacionais em três dias de negócios, inovação e conexões comerciais.
Serão selecionadas 110 empresas para exposição, sendo 70% indústrias e 30% fornecedores. O edital prevê critérios como sede em Mato Grosso, tempo de atividade, grau de inovação dos produtos e incentivo à liderança feminina e de povos originários. Cada expositor contará com estande padronizado, mobiliário e iluminação.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Cesar Miranda, reforçou a importância da participação dos empresários. Ele também destacou a força do setor que cresceu 39% nos últimos 10 anos, passando de 11.530 indústrias em 2014 para 16.072 em 2024.
“A Expoind será um marco para a indústria de Mato Grosso. É a oportunidade para as empresas mostrarem sua força, ampliarem conexões comerciais e prospectarem novos negócios. Nosso estado vive um momento de expansão, e a indústria tem papel central nesse crescimento”, destacou.
O presidente da Fiemt, Silvio Rangel, também reforçou o convite e o caráter histórico da feira. “A Expoind MT nasce em um ano muito especial, em que celebramos os 50 anos da nossa Federação. É o início de um novo ciclo para a indústria mato-grossense, que cada vez mais se posiciona como a nova força econômica do estado”, afirmou.
O secretário adjunto de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Anderson Lombardi, ressaltou o ineditismo da feira e a importância do setor que emprega 191.11 mil trabalhadores e ocupa a 13° posição no ranking nacional de empregos industriais formais, conforme dados da Fiemt.
“Sempre participamos de grandes feiras do agro, do comércio e do turismo, mas esta será a primeira grande feira da indústria. Estamos falando de um evento que veio para ficar, com apoio direto do governo do Estado, e que será uma vitrine para as próximas gerações do setor produtivo”, disse.
Quer acompanhar as principais notícias de Economia, Política e Negócios de Mato Grosso? Clique aqui e entre no grupo