A semeadura de soja da safra 2023/24 em Mato Grosso alcançou 96,29% das áreas previstas, cerca de 12,2 milhões de hectares, totalizando um avanço de 4,47 pontos percentuais (p.p.) no comparativo semanal. Conforme nova atualização do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), a região médio-norte é a única a finalizar os trabalhos de plantio no estado.
A região oeste, que também tem tradição no plantio mais precoce, contabilizava até a última sexta-feira (17), 99,56% da área prevista, coberta com a soja.
Dados do Imea mostram ainda que a safra entrou na 10ª semana de plantio e segue sendo marcada pela falta de chuvas. Chama à atenção que mesmo com a semeadura começando mais cedo neste ano, frente ao registro da safra passada, não houve até agora uma semana em que o ritmo das plantadeiras se igualasse ou mesmo superasse os indicadores de 2022. Ou seja, são dez semanas em defasagem na comparação anual, bem como, abaixo da média dos últimos cinco anos.
Além disso, o Imea levantou o percentual de replantio no estado e a previsão é que 3,72% da área cultivada tenha que ser ressemeada, segundo informantes do órgão.
Leia também: MT completa nove semanas de semeadura da soja e ritmo segue abaixo da média
COMERCIALIZAÇÃO – Em outubro, comercialização da soja para a safra 2022/23, em Mato Grosso, alcançou 94,51% da produção, avanço de 2,71 pontos percentuais (p.p.) no comparativo mensal. Em relação ao observado no mesmo período do ano passado, está 2,20 p.p. acima e 2,71 p.p. atrás da média dos últimos cinco anos.
Sobre o preço da soja negociado, a média no mês fechou em R$ 118,81/sc, alta de 0,90% ante o mês passado, pautada pelo aumento no valor da oleaginosa na bolsa de Chicago.
Para a safra 2023/24, as vendas da soja avançaram 2,76 p.p. no comparativo mensal, alcançando 31,69% da produção estimada. “As incertezas quanto à produção da temporada têm limitado o avanço das negociações no estado e o produtor aguarda uma melhor definição das lavouras para voltar a fazer maiores negociações”, explicam os analistas do Imea.
No que tange ao preço da soja 2023/24, a média de outubro aumentou 1,74% em relação ao mês passado, fechando em R$ 110,11/sc.