O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) em parceria com o sindicato rural de Carlinda oferece na próxima semana capacitação para pequenos produtores da Comunidade Macedônia, zona rural, localizada a 35 quilômetros do município.
O curso terá carga horária de 24 horas e será ministrado pelo instrutor credenciado junto ao Senar-MT, Ronaldo Maran. Ele conta que é uma capacitação bastante solicitada já que tanto as formigas cortadeiras quanto os cupins são pragas primárias e comuns em propriedades. "A formiga é originária das Américas. O Brasil é a casa dela, e o cupim está presente no planeta todo. Então para produzir o produtor deve fazer, primeiro o controle dessas pragas", resume.
Maran explica que qualquer cadeia produtiva pode sofrer ataque dessas pragas, mas a da pecuária é a mais suscetível, pois pastagens degradadas são os locais mais propícios para a propagação dos insetos. "O primeiro controle é o rotacionamento de cultura, então em áreas agricultáveis o problema é menor. Em Mato Grosso a maior incidência de formigas cortadeiras ocorre região centro-sul, onde estão os municípios de Rondonópolis, Guiratinga e Barra do Garças, por exemplo. Agora em relação a cupim a situação é generalizado", comenta.
O rebanho bovino brasileiro tem como principal fonte alimentar as pastagens, por isso a preocupação com o controle das pragas deve ser constante, afinal o resultado pode trazer prejuízos ao pecuarista. "As formigas cortadeiras atacam as folhas das plantas e os cupins, a raiz. A ação das cortadeiras pode ser tão drástica, pelo corte contínuo de folhas e ramos, que as plantas chegam a morrer, acarretando a perda de peso em gado de corte, e a redução da produtividade no gado de leite", avalia o instrutor.
Durante a capacitação, os participantes conhecem as técnicas recomendadas para o controle de formigas e cupins, veem a distribuição geográfica das espécies de formigas cortadeiras, aprendem a diferenciar as formigas Saúva e Quem-quem, estudam sobre a fundação de colônias e mortalidade, sobre a atividade forrageira e alimentação, o substrato na colônia, arquitetura dos ninhos, ciclo de vida dos cupins entre outros temas e ao final realizam a parte prática de combate às formigas e cupins.
Os interessados em conhecer melhor este treinamento deve procurar o sindicato rural de seu município e verifique se há algum treinamento previsto para esta área. Todos os treinamentos do Senar-MT são gratuitos para o participante. O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio. É formado ainda pela Famato, Imea e pelos 89 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Facebook e no Instagram. Curta a Fan Page www.facebook.com/SenarMt e a conta @senar_mt.