A produção industrial de Mato Grosso acumula alta de 9,9% nos últimos 12 meses, marcando o maior índice entre os 15 Estados que integram a Pesquisa Industrial Mensal (PIM) Regional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).
Ainda conforme dados da pesquisa, Mato Grosso cresceu 11% em abril de 2023 na comparação igual momento do ano passado, seguindo na contramão da evolução do País, que apresentou retração anual de 2,7% no mesmo período. É o segundo melhor desempenho do Brasil, no período, abaixo apenas do Rio Grande do Norte.
Puxam o bom momento da produção industrial mato-grossense o desempenho do segmento de produtos alimentícios (carnes de bovinos frescas ou refrigeradas) e coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (álcool etílico).
Leia também: Produção industrial de Mato Grosso segue na contramão do País
O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, aponta que Mato Grosso já vem há algum tempo avançando entre os estados em que o setor industrial se destaca.
Ele lembrou ainda que somente em abril, Mato Grosso teve saldo positivo de 3.678 novos empregos de carteira assinada, conforme os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), além de ter uma das menores taxas de desemprego do País. “Depois do setor de serviços, a indústria foi o segundo setor que mais contratou mão de obra em abril, com 852 novas vagas. A maioria foi pessoas jovens de 18 a 24 anos com ensino médio. Mato Grosso está em um bom momento econômico”, destacou César Miranda.