Para celebrar o Dia da Indústria, comemorado em 25 de maio, as instituições que integram o Sistema Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt, Sesi, Senai e IEL) realizam ao longo deste mês o Fórum da Indústria MT 2022. A programação será realizada na Capital e no interior do Estado, e contempla diversos eventos importantes para o setor, entre palestras sobre economia e gestão de pessoas, homenagens, inaugurações e ações culturais e socioambientais.
Para debater o cenário econômico e propor estratégias para enfrentar os desafios e as oportunidades, o economista Luís Artur Nogueira vai percorrer as cidades de Sinop (11), Cáceres (16) e Rondonópolis (19) para apresentar as tendências e possíveis soluções no atual cenário de retomada econômica. A programação também prevê visita às indústrias locais.
“Queremos trazer para os empresários informações que os ajudem a parar de perder dinheiro e impulsionem seu crescimento neste cenário de incertezas. Mais do que nunca é preciso reduzir custos e focar no desenvolvimento de pessoas. A indústria é muito importante para o desenvolvimento econômico de Mato Grosso”, ressalta Gustavo de Oliveira, presidente do Sistema Fiemt.
FÓRUM DA INDÚSTRIA ITINERANTE – Com a diminuição dos casos de Covid-19 e a flexibilização das medidas de restrição por conta da pandemia, a celebração do mês da indústria neste ano será itinerante. A primeira parada é em Sinop, a capital do Nortão que é referência no setor de base florestal em Mato Grosso.
Leia também: Internet 5G trará grande impacto à indústria, afirma Fiemt
O evento será realizado na próxima quarta-feira (11), a partir das 19h, na sede do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado (Sindusmad). As inscrições são gratuitas e limitadas.
Na semana seguinte, a comitiva do Sistema Fiemt e o economista Luís Artur Nogueira seguem para as regiões oeste e sul de Mato Grosso. Na segunda-feira (16), às 19h, em Cáceres, o evento será realizado na unidade do Senai do município. Já na quinta (19), é a vez dos empresários de Rondonópolis participarem da programação. A palestra terá início às 19h, na unidade do Senai. Inscreva-se aqui
DIA DA INDÚSTRIA – Além das três edições no interior Estado, constam ainda na programação do Fórum da Indústria 2022 a realização de palestra do programa Sócio Indústria e Banco do Brasil sobre cenários econômicos e soluções financeiras. O evento será na quinta-feira (18), na Fiemt.
Já na terça-feira (24), a partir das 8h30, será realizado no Centro de Eventos do Senai Cuiabá o workshop “Agro: tecnologia e aplicações espaciais”. A iniciativa é idealizada pela Agência Espacial Brasileira (AEB) e conta com realização da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Fiemt, Senai e Governo de Mato Grosso. No mesmo dia, o Sistema Fiemt vai inaugurar a unidade do Senai em Alta Floresta.
No Dia da Indústria (25), a partir das 19h, a programação no Senai Cuiabá será de análises econômicas, homenagens e lançamento. A palestra magna da noite será com o economista e colunista do jornal Valor Econômico, Bruno Carazza, que vai analisar os cenários econômicos de 2023 a 2026 no contexto das eleições presidenciais de 2022. Durante a programação será realizada a solenidade de entrega de medalhas do Mérito Industrial aos empresários do setor. As honrarias serão concedidas pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), por solicitação do deputado estadual Carlos Avalone. Na sequência, ocorre o lançamento do programa “Melhores Indústrias para Trabalhar em Mato Grosso”.
Para fechar a programação da semana, também no Senai Cuiabá, a partir das 8h, a quinta-feira (26) será dedicada à gestão de pessoas, das empresas, liderança, inovação e eficiência. Entre os palestrantes que fecham a programação do Fórum da Indústria MT 20222, estão o médico psiquiatra especialista em gestão, Roberto Aylmer, o diretor do Great Place To Work (GPTW), Cauê Oliveira e a CEO da Falconi, Viviane Martins. As inscrições serão limitadas.
Leia mais: Qualificação profissional é estratégica para retomada da economia mato-grossense