A União dos Lojistas de Shopping Centers de Mato Grosso (Unishop) comemora a decisão do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) que concedeu nessa quinta-feira (28) por unanimidade, liminar para suspender a Lei Municipal 6.060/2016 que possibilitava ao consumidor obter gratuitamente os produtos que apresentassem preços divergentes na gôndola do apurado pelos caixas.
Para o presidente da União dos Lojistas de Shopping Centers de Mato Grosso (Unishop), Júnior Macagnam, a expectativa é que seja suspensa essa cobrança. “O consumidor já tem o Código de Defesa do Consumidor que assegura essa obrigatoriedade caso ocorra. Quando o consumidor adquire um produto com o preço diferente ao apurado no caixa, ele acaba pagando essa diferença lá na frente, pois o empresário por conseqüência irá aumentar os preços para não ter prejuízos”, explica.
A lei possibilitava ao consumidor OB, obter gratuitamente, os produtos que apresentassem preços divergentes na gôndola do apurado pelos caixas, até cinco unidades, no ato da compra. A lei abrangia todo o comércio de Cuiabá, sem distinção, principalmente os supermercados, mercados, hipermercados, atacadistas, lojas de departamentos e similares.
Lei Municipal 6.060/2016
A lei foi aprovada pela Câmara Municipal de Vereadores de Cuiabá e foi sancionada pelo prefeito Mauro Mendes em maio deste ano. Desde então, os supermercados, mercados e similares que descumprissem a referida norma estavam sujeitos, além de fornecer gratuitamente os produtos, também eram multados e tinham o alvará de funcionamento suspenso por até 30 dias em caso de reincidência.