O Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) confirmou que o período do vazio sanitário da soja da safra 2024/25, em Mato Grosso, será de 8 de junho a 6 de setembro. Diferente dos anos anteriores, em que se iniciava na 2ª quinzena de junho, a data foi antecipada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) através da publicação da Portaria SDA/Mapa Nº 1.111.
Durante o período de 90 dias de vigência do vazio sanitário fica proibida a existência de qualquer estágio vegetativo de soja, para evitar a existência do fungo Phakopsora pachyrhizi, causador da ferrugem asiática. A doença causa perdas na lavoura, uma vez que leva ao amarelecimento precoce de folhas e caule e prejudica o enchimento dos grãos.
Durante o vazio sanitário, o Indea realizará fiscalizações nas propriedades para verificar se o vazio sanitário está sendo cumprido. O sojicultor que não seguir o período fica sujeito a multas. No ano passado, durante a vigência da medida fitossanitária, foram realizadas 5.864 fiscalizações e lavrados 67 autos de infração.
Já o período de semeadura será entre os dias 7 de setembro e 8 de janeiro de 2025.
Na safra 2023/24 foram cadastradas no Indea o total de 16.440 unidades de produção de soja, com área declarada de mais de 11,2 milhões de hectares plantados e o número de 8.898 produtores.