Em se tratando de mercado de trabalho, as pessoas com deficiência ainda enfrentam muitos desafios. Diante disso, o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Mato Grosso (FCDL/MT), David Pintor, se reuniu com outras lideranças empresariais e a Fecomércio/MT, nessa semana, com objetivo de discutir sobre um projeto de qualificação profissional para essas pessoas.
A ideia do projeto é de que a Fecomércio/MT crie um Banco de PcDs, e através do Senac essas pessoas possam participar de cursos de capacitação e, posteriormente, sejam inseridas no mercado de trabalho.
“Essa iniciativa já vem sendo discutida também dentro da Federação das CDLs de Mato Grosso, e nós, com certeza somos totalmente favoráveis a esse projeto, inclusive de trabalharmos no sentido de incentivarmos as empresas a contratarem esses profissionais”, afirmou Pintor.
VEJA AQUI MAIS NOTÍCIAS DE COMÉRCIO E SERVIÇOS
Segundo dados da Secretaria do Trabalho, do Ministério da Economia, o percentual de PCDs no mercado de trabalho formal nunca passou de 1% no País.
“Temos um cenário de empregabilidade que coloca o PCD em subempregos ou em áreas que não visam o desenvolvimento na sua carreira, então, com essa iniciativa de prepará-lo, capacitá-lo para desenvolver o trabalho é dar a oportunidade e dignidade a essas pessoas”, diz o presidente da FCDL/MT.
Leia também: MT registra mais de 121 mil admissões com carteira assinada em 2021