Nesta terça (12.04), Cuiabá recebeu a visita da empreendedora de sucesso Luiza Helena Trajano, do Magazine Luiza. A presença foi marcada no “1º Fórum Superação, Desafiar para Crescer” realizado pela Acomac e parceiros no Cenarium Rural.
Luiza é um case de sucesso no mercado empresarial. Entre os inúmeros prêmios recebidos na sua carreira, foi eleita a 4ª Executiva mais importante da América Latina, a 6ª mulher mais admirada no Brasil, em 2013 e ficou entre as 10 mulheres mais poderosas do Brasil em 2014, segundo a revista Forbes.
Em entrevista exclusiva ao site Mato Grosso Econômico, Luiza disse que tem planos de vir para Mato Grosso e está em busca de pontos comerciais adequados para a empresa se expandir pelo estado. “Já tinha ouvido falar de Mato Grosso, mas outra coisa é chegar aqui. Fiquei impressionada com a pujança da região, a simpatia do povo e a vontade de vencer”, relatou com admiração.
O Fórum contou com a presença de 1.500 participantes, entre eles, o governador de Mato Grosso Pedro Taques, empresários e autoridades. O evento teve um nome sugestivo “Superação, Desafiar para Crescer” e trouxe um ânimo para os empresários locais e pessoas de um modo geral, no sentido de pensar diferente para enfrentar a crise econômica do país.
Luiza falou, com propriedade, sobre as atitudes que as pessoas devem ter diante da crise e brincou que muitos empresários neste momento difícil agem de forma extremista, cortando diversos custos, demitindo pessoas e parando os investimentos em propaganda e treinamento de equipe. Ela citou que um dos segredos do sucesso é equilibrar a situação, porém é no momento de crise que você precisa divulgar, motivar sua equipe e buscar oportunidades em novos pontos comerciais que estão desvalorizados.
“Entendo que os empresários devem tomar cuidado com o fluxo de caixa, porque senão quebram mesmo, porém, precisam inovar a cada dia, buscando formas diferentes de vender seus produtos e serviços e sempre investir em atendimento diferenciado”, disse Luiza.
Além disso, Trajano citou que as pessoas devem ter 3 tipos de inteligência: intelectual (sempre buscar conhecimento), física (trabalhar muito e superar metas) e emocional (saber entender as adversidades).
Apesar da empresa hoje ser mista (com ações na bolsa), Luiza é proprietária da maior parte do negócio e está à frente das decisões estratégicas. O faturamento do Magazine Luiza saiu de R$ 100 milhões em 1991 para R$ 12 bilhões em 2015. A empresa possui atualmente 736 lojas, mais de 24 mil colaboradores, 8 Centros de Distribuição e está presente em 16 estados brasileiros. “Queremos cada vez mais, tanto é que nosso posicionamento estratégico para 2016 é – Foca na Venda – finalizou Trajano. Veja mais aqui.