Apesar do balanço total ainda não ter sido concluído, a 53ª Exposição Agropecuária de Cuiabá (Expoagro), realizada entre os dias 7 e 16 de julho, superou as expectativas.
“O público foi um pouco menor, mas o resultado que apuramos até o momento já superou o ano passado. Foram comercializados mais de R$ 30 milhões nos 10 dias de feira”, disse o presidente do Sindicato Rural de Cuiabá, Jorge Pires, em coletiva de imprensa na manhã dessa segunda-feira (24).
No evento circularam em torno de 200 mil pessoas, um número menor do que o ano passado, mas o foco de negócios começou a tomar mais força esse ano. “Antes a feira era voltada para as festividades e queremos cada vez mais que o evento seja estratégico para o agronegócio e expositores. Algumas empresas como a Citavel/Ford, Vegrande Máquinas Agrícolas e Rio Quente Resorts já comemoram os resultados gerados na feira deste ano”, disse o presidente do Sindicato.
O apoio de instituições financeiras como Banco do Brasil, Caixa Econômica, Sicredi e Sicoob ajudaram na concessão de crédito aos empresários e produtores rurais que efetivaram negócios no evento. Jorge citou também a importante participação do Governo do Estado, Assembleia Legislativa, Embrapa, prefeitura de Cuiabá e Câmara Municipal, além dos demais patrocinadores.
Este ano a Expoagro retomou o rodeio, que havia sido suspenso há algum tempo, e incluiu além do masculino, uma etapa feminina, prestigiando as profissionais da área. A premiação foi de R$ 60 mil reais.
“A segurança também foi satisfatória com menos problemas do que o ano passado e a limpeza dos banheiros e área comum também melhorada”, disse Jorge.
O Sindicato Rural a partir desse ano, implementou o conceito de Cuiabá como capital do agronegócio. “Somos a capital de um estado que mais produz grãos e bovinos no Brasil e temos condições de ser sede de importantes eventos do setor rural, já que as instituições do agro se localizam na capital”, ressalta Pires.
Resumo dos resultados da 53ª Expoagro 2017 de Cuiabá:
– 22 shows (regional, nacional, familiar)
– 9 leilões (1.990 animais comercializados, gerando R$ 10 milhões)
– Shopping de Bovinos (150 animais comercializados, em média R$ 6 mil por animal)
– Rodeio (modalidades masculina e feminina, premiação de R$ 60 mil)
– Alimentos arrecadados para as entidades: Abrigo Bom Jesus, Hospital do Câncer, Santa Casa, Sítio São José de Anchieta (6,5 toneladas de alimentos)
– Parque de diversões (comercializados R$ 130 mil)
– Praça de alimentação (comercializados R$ 535 mil)
– Público total (200 mil visitantes)
– Comercialização total (mais de R$ 30 milhões)
Expoagro 2018
Ano que vem o evento será realizado em um parque com novo formato, reestruturado com base num plano diretor mais moderno. O foco da feira será cada vez mais voltado ao agronegócio. Como ocorre em eventos similares, pode haver redução da quantidade de dias da feira. A redução pode ser de 10 para 4 dias, porém ainda está em análise interna pela diretoria.