Chegou a data mais importante para o comércio varejista depois o Natal. Enfim chegou o dia das mães. Momento aguardado com expectativa pelos comerciantes, afinal é uma data que comparada por exemplo com o dia dos pais, o comércio em maio fatura mais ou menos 10 (dez) vezes mais. Em alguns negócios uma datas especial com essa chega a representar 30% do faturamento. Mas, é importante lembrar de se planejar antecipadamente para obter os melhores resultados com uma data comemorativa e importante como essa.
Confira 7 dicas simples que podem te ajudar a aproveitar este período e alavancar o faturamento:
1. Foque a divulgação em quem compra. Ou seja, os filhos devem ser incentivados a comprar presentes para suas mães. Desenvolva o seu material com apelo emocional incentivando que eles comprem o presente com você. Se bem que, nesta data a sua divulgação já deve estar em andamento, né.
2. Prepare a sua loja para acolher o cliente. Não dificulte a circulação ou a visualização dos produtos. Garanta que a entrada fique livre e desimpedida e também a acessibilidade para carrinhos de bebê ou cadeira de rodas.
3. Ouse na produção da sua vitrine. Ela é uma ferramenta importante para provocar o interesse, despertar o desejo e levar o cliente a ação. Se for possível, explore o espaço frontal da loja, luminosos ou até a fachada. Mas, cuidado. Evite o excesso e a poluição visual.
4. Procure fazer um atendimento de excelência. Não apenas na hora da venda dos produtos com vendedores capacitados e treinados em atender. Mas, também organizando os caixas, testando os equipamentos antes de abrir, o pacote e materiais que serão utilizados (sacolas, embalagens e etc). É hora do show.
5. Trabalhe a comunicação visual do seu negócio. Organize e planeje a disposição dos produtos nas prateleiras, gôndolas, pilhas, araras e cabides. Torne o ambiente aconchegante e agradável para as compras, sendo assim, cuide da temperatura, decoração, iluminação e sonorização.
6. Surpreenda o seu cliente interno. Crie uma campanha de incentivo para a sua equipe de vendas. Faça jogos e divirta-se com a sua equipe neste período. Por exemplo: Estabeleça um objetivo do dia. Você pode estipular que irá premiar com o valor de R$ 50,00 o vendedor que tiver o maior ticket médio do dia. Isso estimulará a equipe a vender produtos mais caros ou vender mais itens na mesma venda.
7. Venda adicionais. Avós, quando ainda vivas e sogras também são mães, são importantes e claro merecem presentes. Então treine a sua equipe a oferecer presentes para elas também.
Feliz dias das mães e boas vendas!
Luiz Vicente Dorileo da Silva – “SHIPU”, palestrante, consultor formado em administração com MBA Executivo Internacional e especialista em Marketing