A primeira edição da Rodada Estratégica da APROSOJA contou com a participação de 70% dos delegados da instituição realizada em janeiro nas quatro regiões do estado. A pauta foi dividida entre dois momentos. No primeiro, o foco foi divulgar o papel e as atribuições dos vice-presidentes e dos delegados, e no segundo, foi a hora de colher demandas e sugestões por parte dos agricultores.
As visitas aos núcleos começaram no dia 14 de janeiro, por Nova Mutum, representando a região Norte, e terminaram no dia 25, com a reunião em Canarana, na região Leste. Campo Novo do Parecis foi o pólo visitado na região Oeste, e Rondonópolis, na região Sul. Do total de 152 delegados eleitos, participaram da rodada 106 representantes – o que corresponde a 70% de presença.
“Esse é um resultado ótimo, que atesta tanto o nosso empenho em nos mantermos próximos da base como o engajamento por parte dos delegados. Nem mesmo o início da colheita prejudicou a rodada”, observa o presidente da Aprosoja, Endrigo Dalcin. Alguns núcleos da Aprosoja foram representados por 100% de seus delegados. Foi o caso de Canarana, Nova Xavantina, Querência, Alto Taquari, Campo Novo do Parecis, Sapezal e Tangará da Serra.
Durante a apresentação, a gerente Administrativa, Caroline Dornelles, falou sobre as regras de repasses financeiros para os núcleos e ressaltou a importância das atas de reunião. “É por esse instrumento que cada núcleo informa a Aprosoja sobre suas demandas e registra as suas atividades”, observou.
Os canais de comunicação e o funcionamento dos grupos institucionais de Whatsapp foram os temas da gerente de Comunicação, Camila Bini. O status de várias ações em curso foi apresentado pelo presidente, que em seguida abriu a reunião para a participação dos delegados.
As sugestões, críticas, dúvidas e pedidos coletados pela equipe durante a Rodada Estratégica serão compilados e analisados pela Diretoria ainda em fevereiro.