A 30 dias do Natal, empresários do varejo e consumidores terão a oportunidade de fazer bons negócios já nos primeiros minutos dessa sexta-feira, dia 26, quando tem início a Black Friday, evento que promete descontos de até 80%, tanto para o e-commerce como às lojas físicas. No comércio de Mato Grosso as promoções e ‘queimas’ vieram já no começo de novembro, aquecendo vendas e ampliando o otimismo do setor.
Além dos descontos, que são o maior atrativo do evento comercial, o mundo vivencia um período de pandemia que afetou os hábitos de consumo e as relações comerciais, favorecendo as compras pela internet. A expectativa é de que essa Black Friday, que completa 11 anos no País, seja a melhor de todas. Para Mato Grosso, como já noticiado pelo Mato Grosso Econômico, o saldo desse evento deve contribuir para que as vendas dessa reta final de 2021 sejam as melhores doa últimos cinco anos.
Shoppings, comércio de rua e serviços apostam alto na data, anunciam promoções, teto de descontos de até 80% e bom atendimento, tudo para garantir um saldo positivo com a data.
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Pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL) aponta que o ticket médio da edição 2021 da Black Friday deve ser de R$ 1.619,52, no Estado, aumento real de 20% na disposição de gasto médio quando comparado com 2020. “A ordem é pesquisar sempre e também calcular se a compra e ou as parcelas cabem no orçamento”, sugere o superintendente da CDL Cuiabá, Fábio Granja.
Em outra pesquisa, elaborada pelo Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio/MT (IPF/MT) sobre a intenção de compras dos consumidores no Estado, aponta que a maioria dos entrevistados, 76%, pretende comprar na ‘Black Friday 2021’. Entre os produtos que terão maior procura estão os eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos (52%), roupas (21%) e calçados (20%).
MADE IN EUA – A Black Friday é o maior evento de descontos do comércio varejista dos Estados Unidos e é realizado todos os anos na sexta-feira após o feriado do dia nacional de Ação de Graças (Thanksgiving), chegou ao Brasil em 2010 e com poucos anos passou a ser a data de descontos mais esperada do calendário comercial. Começou apenas na internet e pouco a pouco se espalhou por grandes e pequenos estabelecimentos, até chegar às lojas de bairro e ao mercadinho da esquina.