Em outubro, o abate de bovinos em Mato Grosso recuou 11,63% ante setembro, mas ainda esteve 3,60% acima ao do mesmo período do ano anterior. Por causa do período atual de entressafra – momento em que é observada diminuição na oferta de animais terminados –. “O abate total em Mato Grosso somou o equivalente a 400,31 mil cabeças em out.22, recuo de 11,63% quando comparado ao mês de setembro”, apontam os analistas do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).
A demanda interna estagnada influenciou para essa queda, como advertem os analistas do Imea, uma vez que a dificuldade no escoamento da proteína para o varejo gerou excedentes nas indústrias. Estas, por sua vez, optaram por limitar suas aquisições e realocarem suas escalas de abate. Entretanto, quando se observa o comparativo anual, o volume de animais abatidos aumentou 3,60% ante a outubro do ano passado, “cenário influenciado, principalmente, pela entrada das fêmeas ao mercado, movimento que não era observado no ano passado, já que a retenção estava elevada”, completam.
Leia também: Preços da arroba do boi e vaca recuam em MT e se aproximam ao período do embargo chinês
Como reflexo dessa movimentação, as cotações médias da arroba do boi gordo nas praças mato-grossense e paulista foram fortemente pressionadas no mês passado. As desvalorizações registradas foram de 3,80% e 2,23% respectivamente, ante a setembro e os indicadores fixaram-se na média de R$ 251,57/@ e R$ 299,91/@, na mesma ordem, cotações livres de impostos.
“Mesmo que Mato Grosso tenha alcançado volumes recordes nas exportações, também em outubro, o cenário de demanda interna estagnada foi o fator balizador e que mais pressionou as cotações em ambas as praças, visto que a maior parcela da produção é destinada ao mercado interno. Diante disso, o diferencial de base MT-SP se alongou em 1,37 ponto percentual (p.p.) e fixou-se em -16,12% – percentual que não era observado desde março de 2016. Para novembro, espera-se que a demanda nas gôndolas seja impulsionada dado o maior poder aquisitivo do consumidor frente ao pagamento da 1ª parcela do 13º, somado aos eventos como a Copa do Mundo”.
Leia mais: China lidera importações da carne bovina de Mato Grosso