Na reta final para o natal, é importante que o varejo saiba como atrair os clientes. Considerando que a data é comemorativa e mais voltada para a família, as pessoas estão inclinadas a gastar um pouco além do previsto para presentear os entes queridos.
Segundo Ricardo Pastore, professor e coordenador do Núcleo de Varejo e Retail Lab da ESPM, “tudo que puder impactar visualmente com uso dos temas natalinos deve acontecer já. Quanto mais cor, mais som, mais volume no som, mais brilho nas exposições e vitrines, tudo isso é superlativo e deve ser utilizado sem dó, com exagero mesmo, pois o cliente irá responder em compras”, explica.
A prática dessas ações provocará impacto com abordagens nos vários tipos de negócios e agradará o cliente pela emoção por estar muito sensível à data, embora o momento econômico provoque um comportamento mais frio e racional.
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“O varejo deve explorar o prazer da compra. E o prazer pode estar no sorriso da equipe, no brinde, num pacote para presente lindamente executado e gratuitamente oferecido. O lojista tem que exagerar para pegar o cliente nessa reta final de Natal”, conclui Pastore.
Já Dino Gueno, professor de comportamento do consumidor na pós-graduação em Gestão Empresarial e Marketing da ESPM, ressalta que a data ainda exige um trabalho reforçado, pois o sucesso final depende de uma experiência positiva do cliente. Para auxiliar os empresários nesses últimos dias que precedem o Natal, o especialista listou sete dicas para fortalecer a relação com os clientes e aumentar as vendas:
Vendas Flash: Organizar vendas flash de curta duração para criar urgência, por exemplo promoções válidas em um horário específico ou apenas para os primeiros 20 clientes.
Kits e Combos: Criar kits de produtos temáticos para presentes de Natal, facilitando a escolha do cliente e aumentando o ticket médio e o produto por atendimento.
Programas de Fidelidade: Oferecer pontos extras ou cashback mais atrativo para clientes fiéis na semana do Natal.
Parcelamentos Especiais: Oferecer alternativas de parcelamento sem juros em produtos selecionados ou entrada estendida ou última parcela grátis (para adimplentes durante todo o período do parcelamento).
Parcerias com Influenciadores: Usar influenciadores para promover produtos e ofertas especiais, desafios de Natal, conteúdos mostrando conveniências (horário estendido, entrega grátis, atendimento consultivo, ajuda na escolha de presentes)
Exposição Interativa de Produtos: Criar uma área interativa na loja onde os clientes podem experimentar e interagir com os produtos de maneira divertida e envolvente, tal como experimentar eletrônicos ou testar cosméticos.
Desafio de vendas para a equipe: implementar uma campanha de incentivo com foco em aumentar o ticket médio na semana do Natal, premiando os vendedores que atingirem uma super meta de TM.