Como o Show Safra BR 163 reúne em um só evento novas tecnologias que atendem do pequeno ao grande produtor rural, a prefeitura de Lucas do Rio Verde juntamente com a Fundação Rio Verde decidiram fazer uma programação especial para a agricultura familiar.
O Show Safra BR 163 envolve instituições e empresas voltadas para o agronegócio de todo o país, reunindo os mais diversos assuntos relacionados ao setor e apresentando em palestras, exposições e debates os resultados de pesquisas no campo e novas tecnologias direcionadas à agricultura.
De acordo com o presidente da Fundação Rio Verde, Joci Piccini, o Show Safra se consagrou como um palco de tecnologia, demonstração e comércio da agricultura. “O Show Safra é o palco das discussões, um local de encontro dos produtores, e a região está com uma grande expectativa em cima dessa feira que é referência no Estado de Mato Grosso”.
Esta edição da feira acontece de 29 de março a 1º de abril, na Fundação Rio Verde. A abertura será a partir das 13h, no auditório da Fundação, e contará com a presença da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, do governador Pedro Taques, e autoridades nacionais e estaduais.
Na sequência será ministrada a palestra “A Economia e o Agronegócio: Perspectivas e Desafios”, com o Eng. Agr. Dr. Roberto Rodrigues, da FGV-Agro e ex-ministro da Agricultura.
O prefeito Otaviano Pivetta, destacou que o Show Safra desempenha um grande papel na economia do estado e tem como principal função validar novas tecnologias todos os anos que facilitem a vida do produtor e aumentem a produtividade. “O Show Safra se consolidou como um dos maiores eventos do Brasil no setor do agronegócio, e a partir do ano que vem, o evento vai se tornar itinerante, unindo a sociedade produtora em torno de um único evento, criando maior integração política da região da BR 163”.
Como nas demais edições, este ano também fazem parte da programação do evento diversas mesas redondas e palestras. No dia 31 será promovido um Giro Tecnológico com os pequenos produtores, com início às 7h30. A ação contará com a participação de pesquisadores da Embrapa que apresentarão várias pesquisas de campo que visam maior produtividade para os agricultores.
E no dia 1º de abril, será realizado mais um Fórum da Agricultura Familiar, que este ano vem com a temática Regularização Fundiária. “Convocamos todos os secretários municipais do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Alto do Teles Pires (Cidesa) e juntamente com os sindicatos dos trabalhadores rurais foi definido como tema da agricultura familiar desta edição a Regularização Fundiária”, ressaltou Luciane Copetti, secretária de Agricultura e de Meio Ambiente.
A secretária ainda revelou que esta semana os responsáveis pelos setores fundiários do país e do estado serão convidados a contribuir com o Fórum e esclarecer as dúvidas dos mais de oito mil produtores da região que vivem em assentamentos e precisam da regularização.
Confira a programação do evento no site: http://www.fundacaorioverde.com.br/show-safra-163/programacao