A agropecuária de Sinop tem o que comemorar. O Banco do Brasil disponibilizou R$ 150 milhões em crédito para o setor agropecuário na Safra 2016-17. O anúncio foi feito pelo superintendente regional do BB, Marcos Paulo Bankow. “A disponibilização de recursos para safra 2016/2017 vai fazer com que os agricultores consigam fazer a compra desses insumos com preço mais em conta e com isso vai economizar recursos que podem ajudar a cobrir as perdas ou as prováveis perdas que eles tenham na safra 2015/2016. Economiza no futuro e ajuda a pagar um pouquinho do passado”, informou.
Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Sinop Antônio Galvan este recurso será bem vindo para custear a produção. “Dizer que em fevereiro já dispomos do pré-custeio pra soja, que eu me lembre, historicamente nunca aconteceu. E se realmente vier para o mercado, com certeza, vai ajudar a fomentar aqui a agricultura do nosso município. Com certeza será muito bem vindo este recurso”, ressaltou. Segundo levantamento da Aprosoja MT, Sinop possui quase 170 mil hectares de área cultivável de soja.
O gerente de uma das agências do Banco do Brasil Neroli de Jesus Vieira Junior acredita que um dos principais impulsionadores da economia de Sinop é o agronegócio. “A agricultura é fundamental aqui, Sinop nasceu do agronegócio e centraliza comércios e serviços voltados para o setor. O Banco do Brasil é o grande financiador, cerca de 60% do total da agricultura do país. Em Sinop, a participação no financiamento é superior a isso. Quando a gente entra com esse recurso, de forma antecipada, a gente espera que a cidade volte a ter um crescimento econômico adequado como historicamente teve”, enfatizou.