O ano começou com o etanol hidratado perdendo competitividade diante da gasolina em Mato Grosso e no resto do País. Na primeira semana de 2023, por exemplo, o biocombustível mato-grossense atingiu 72% do valor de bomba do derivado de petróleo, conforme monitoramento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Entre os dias 1º a 7 deste mês, o litro do etanol registrou média de R$ 3,66 por litro, em Mato Grosso, sendo o menor valor médio do País, no período. Ainda assim, perante o litro da gasolina, com média estadual em R$ 5,06, a relação 70/30, aponta desvantagem financeira para quem optar pelo hidratado em Mato Grosso, até mesmo em Cuiabá e Várzea Grande, onde os preços ficam abaixo da média estadual. Nesse posto (foto) de Cuiabá, por exemplo, o etanol equivale a pouco mais de 73% do preço de bomba do derivado do petróleo.
Nas revendas das duas cidades, na virada do ano, os preços até ensaiaram altas, mas retornaram médias das últimas semanas. O litro do etanol pode ser encontrado por menos de R$ 3,70, a te por R$ 3,45 em Várzea Grande. Já a gasolina se mantém abaixo dos R$ 5 e com mínimas de até R$ 4,74/4,77.
Ainda conforme a ANP, o etanol abriu o ano com o ´pé esquerdo’, nessa primeira semana não era competitivo em relação à gasolina em nenhum dos 26 Estados ou no Distrito Federal. Comprando a última semana de 2022 com a primeira semana de 2023, na média dos postos pesquisados no País, o etanol está com paridade de 78,32% ante gasolina, portanto desfavorável em comparação com o derivado do petróleo.
A conta de equivalência de preços é simples: basta dividir o valor de bomba do etanol pelo da gasolina. Até 70%, compensa utilizar o bicombustível. Acima desse percentual, vale a gasolina. Esses referenciais levam em conta o rendimento das duas matrizes. Ainda assim, executivos do setor observam que o etanol pode ser competitivo mesmo com paridade maior do que 70%, a depender do veículo em que o biocombustível é utilizado. De todo modo, a relação 70/30 dá um norte sobre as variantes de preços ao consumidor que tiver um carro mais antigo.