Dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apontam que a área destinada à produção agrícola em Mato Grosso deve crescer 6% na safra 2019/2020. Cerca de 17,1 mil hectares devem ser destinados pelo Estado às lavouras, contra 16,1 mil hectares da safra anterior.
Levantamento considerou as produções de caroço de algodão, amendoim, arroz, aveia, canola, centeio, cevada, feijão, girassol, mamona, milho, soja, sorgo, trigo e triticale. Com o aumento da área, também é previsto o aumento da produtividade média correspondente a 2,5%. De 4,1 mil hectares Mato Grosso deve produzir 4,2 mil hectares.
Mato Grosso figura o primeiro lugar quanto à produção agrícola nacional, conforme já noticiado pelo MT Econômico. Produção prevista no estado é de 73,4 milhões de toneladas, contra 32,9 milhões de toneladas produzidas pelo estado em segundo lugar, Paraná.
Estimativa é de que nesta safra Mato Grosso deva produzir cerca de 2,6 milhões de toneladas a mais do que a safra passada, quando a diferença foi de 30,3 milhões.
Leia mais: Mato Grosso segue líder do ranking nacional de produção agrícola