O Dia do Cliente, celebrado em 15 de setembro, está cada vez mais presente no calendário do consumo online. De acordo com uma análise realizada pela agência de link building Do Follow com dados do Google Trends, nos últimos 90 dias (de 3 de junho a 3 de setembro), as buscas pelo termo “Dia do Cliente” tiveram um crescimento ainda tímido durante junho e julho, mas passaram a acelerar nas semanas finais de agosto e início de setembro.
Esse movimento é esperado pela proximidade da data. No dia 3 de setembro, por exemplo, a pesquisa pelo termo atingiu seu pico máximo (100 pontos).
ONDE A DATA DESPERTA MAIS INTERESSE? Além do aumento de interesse, a pesquisa revela os estados onde o tema mais chamou atenção: Santa Catarina (100 pontos), Paraíba (88 pontos), Ceará (85 pontos), Alagoas (82 pontos) e Rio Grande do Sul (81 pontos) lideram o ranking de buscas.
Entre os termos relacionados, destacam-se com aumento repentino “semana do cliente 2025”, “datas comemorativas setembro” e “dia do consumidor setembro”, indicando que o público busca promoções, campanhas sazonais e oportunidades especiais ligadas ao período.
APARECER NO GOOGLE PODE VALER MAIS QUE OFERECER DESCONTO – De acordo com Carolina Glogovchan, CEO e especialista da Do Follow, esse movimento reforça a importância da presença digital para empresas de todos os portes. Estar visível nas buscas do Google pode ser tão estratégico quanto oferecer descontos agressivos: é ali que o consumidor compara opções, pesquisa vantagens e decide onde comprar.
“Mais do que criar uma promoção, é fundamental garantir que sua marca seja encontrada quando o cliente buscar pelo termo. O Dia do Cliente é uma vitrine momentânea no Google, e quem não aparece, perde espaço para concorrentes que já estão preparados”, avalia.
SEO E LINK BUILDING COMO ALIADOS DA VISIBILIDADE – Para se destacar nesse cenário, o investimento em SEO e link building é decisivo. Enquanto o SEO garante que o site da empresa esteja otimizado para aparecer entre os primeiros resultados, o link building fortalece a autoridade da marca na web, aumentando suas chances de ser encontrada no momento exato da pesquisa do consumidor.
Esse movimento não se restringe apenas ao Google: cada vez mais, consumidores também recorrem a ferramentas de inteligência artificial para buscar recomendações e informações. Estar bem posicionado no ambiente digital aumenta as chances de a marca aparecer nessas respostas, ampliando ainda mais sua visibilidade.
Com o crescimento do interesse pela data, empresas que unirem estratégias de marketing digital com promoções relevantes têm maiores chances de transformar a curiosidade dos usuários em novos consumidores fiéis.
SOBRE A DO FOLLOW (DOFOLLOW.COM.BR) – Com mais de seis anos no mercado, a Do Follow é uma agência especializada em backlinks. Focada em ajudar empresas a melhorarem seus resultados na busca orgânica, a Do Follow cria e executa estratégias de link building e conteúdo otimizado para aumentar a autoridade do site e melhorar o posicionamento de termos no Google, além de prestar consultoria.
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