Dados do Censo Imobiliário de Cuiabá e Várzea Grande apresentados pelo Sindicato das Indústrias da Construção do Estado de Mato Grosso (Sinduscon/MT) apontam que aumentou de um para três o número de empreendimentos imobiliários lançados na Grande Cuiabá entre o primeiro e o segundo trimestre de 2017, totalizando quatro até junho deste ano.
O volume de unidades lançadas praticamente estabilizou, saindo de 352 unidades no primeiro trimestre para 316 no segundo. Esses dados sinalizam a retomada da confiança da indústria da construção em Mato Grosso que, por sua vez, responde com investimentos no setor.
A pesquisa apresentou lançamentos, oferta lançada e final, Valor Geral de Vendas (VGV) Total e por padrão, tipologia, preço médio, ano de lançamento, dentro outros recortes. A pesquisa é uma ferramenta estratégica para a indústria da construção, no planejamento de investimentos, um produto do Sinduscon/MT ao público associado.
“A perfomance de Cuiabá e Várzea Grande destoa, positivamente, de outras cidades do mesmo porte no país. O segundo trimestre em outras praças sofreu mais pelo clima de instabilidade política no país que trouxe consequências nas vendas em maio e junho. O que aconteceu agora é que tivemos uma maior penetração de unidades do PMCMV (Programa Minha Casa Minha Vida) vendidas nas duas cidades, mas em termo de valores fica um pouco abaixo, mas em termos de unidades se manteve neste primeiro semestre”, analisou Guilherme Werner, coordenador da pesquisa.
A retomada dos lançamentos já está acontecendo por aqui, diferente de outras regiões. O segundo trimestre já apresenta duas vezes mais lançamentos que o primeiro trimestre de 2017. Se continuarmos nesse ritmo, sem grandes alterações de natureza macroeconômica, é possível chegar ao fim do ano com um bom desempenho. Numa equação de caneta e papel, teremos vendido R$ 500 milhões este ano”, disse o presidente da Comissão da indústria Imobiliária do Sinduscon/MT, Paulo Bresser.