Segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), a projeção de consumo para a data deve crescer de 13% a 15% em volume este ano, na comparação com 2023. Mas, entre a grande variedade de produtos oferecidos, quais são as exigências dos consumidores? Para entender essa preferência, a Semrush, plataforma de marketing digital especializada em visibilidade online, produziu um estudo com as principais pesquisas feitas na internet sobre o tema.
Segundo o levantamento, o termo Páscoa foi pesquisado 165 mil vezes em janeiro de 2024, um aumento de 50% em comparação com o mesmo período de 2023 e 82,3% em comparação com 2022. Entre os produtos mais pesquisados, “ovo de páscoa de colher” liderou o ranking, com 12,1 mil buscas, seguido de ovo de páscoa infantil (5,4 mil), trufado (3,6 mil) e caseiro (3,6 mil).
Já em março e abril de 2023, o mesmo termo foi pesquisado 4,48 milhões de vezes, um crescimento de 5,66% em comparação com o mesmo período de 2022. Entre os produtos mais pesquisados, “ovo de páscoa infantil” liderou o ranking, com 447 mil buscas durante os dois meses do último ano, seguido de “ovo de páscoa de colher” (275 mil) e “ovo de páscoa trufado” (101 mil).
Além disso, a Semrush analisou as marcas que mais atraem os brasileiros quando o assunto é ovo de páscoa. Neste quesito, a Cacau Show saiu na frente e contou com mais de 1,64 milhão de buscas na internet em março e abril de 2023, o que também a fez atingir o pico mensal de visitas do seu e-commerce em 2023. Apenas em março, foram mais de 5,9 milhões de acessos, sendo que a média mensal do ano foi de 2,6 milhões. Em abril, a marca registrou 5,1 milhões de visitantes, somando mais de 11 milhões de acessos nesses dois meses.
TENDÊNCIAS DE 2024 – Os produtos presenteáveis estão cada vez mais em alta para o período da Páscoa. O consumidor está buscando outras opções, além dos ovos de páscoa. “Chocolates finos, cestas prontas, kits de culinária, arranjos de flores, além de tortas, bolos e colombas pascais. Para a criança, as opções de brinquedos são sempre mais atrativas”, comenta Antônio Sá, especialista em varejo e sócio-fundador da Amicci.
Para ele, é importante que os varejistas fiquem atentos ao tamanho do desembolso, já que clientes podem buscar presentes com valores menores ou até soluções rápidas para satisfazer a necessidade mais imediata da criançada.
Com a inflação dos últimos anos, o consumidor sentiu o impacto no bolso e responde bem a opções que cabem no bolso com preços que respeitam um limite psicológico, tais como: R$ 9,90, R$ 19,90, entre outros. “Com isso, é interessante inclusive separar esses produtos na loja por faixa de preço”, aconselha Sá.
Segundo Renato Saghi, Diretor Comercial da Daki, aplicativo de mercado e essenciais sob demanda, que nesta Páscoa se uniu à renomada chef pâtissière Carole Crema para lançar, pelo terceiro ano consecutivo, ovos de chocolate de sua marca própria com sabores exclusivos por apenas R$ 69,90, “a chegada da Páscoa é aguardada não apenas pelos consumidores ávidos por chocolate, mas também pelo setor varejista, que vê nessa data uma oportunidade de impulsionar as vendas. A nossa expectativa é que os ovos sejam vendidos antes mesmo do domingo Pascal, como aconteceu nos dois últimos anos, dobrando as vendas de ovos frente à Páscoa de 2023.”, comenta.
Confira a lista completa (março e abril de 2023):
Ovo de Páscoa Infantil – 447 mil
Ovo de Páscoa de Colher – 275 mil
Ovo de Páscoa Trufado – 101 mil
Ovo de Páscoa Caseiro – 101 mil
Ovo de Páscoa Recheado – 90 mil
Ovo de Páscoa com Brinquedo – 90 mil
Ovo de Páscoa Barato – 60,2 mil
Ovo de Páscoa Salgado – 32,9 mil
Ovo de Páscoa Zero Lactose – 32,9 mil
Ovo de Páscoa Crocante – 26,9 mil
Confira quais foram as 5 marcas mais pesquisadas pelos brasileiros e a soma de seus tráfegos mensais em março e abril de 2023:
Cacau Show – 1,64 milhão de buscas – 11 milhões de acessos ao site
Americanas – 225 mil buscas – 103 milhões de acessos ao site
Lacta – 164 mil buscas – 1,7 milhão de acessos ao site
Kopenhagen – 134 mil buscas – 1,9 milhão de acessos ao site
Lindt – 101 mil buscas – 557 mil acessos ao site.
EXPANSÃO – O estudo do IBEVAR – FIA Business School faz uma análise do mercado nacional para a Páscoa de 2024 examinando a estrutura, a dinâmica e as tendências emergentes que moldam o cenário competitivo. Para a realização da pesquisa, as marcas foram classificadas em três categorias, sendo elas: Premium, Convencional e Econômico. Para a identificação do perfil de cada uma, foram considerados fatores como posicionamento da marca, público-alvo, preços, qualidade do produto e percepção de exclusividade.
Os resultados da pesquisa apontam uma tendência de crescimento de 17,6% nas vendas das marcas Premium, em comparação com o ano anterior. Aparecem como principais motivações a queda da inflação, com a massa real de rendimentos crescendo 4,6% no último ano, mudanças nos gostos dos consumidores e um desejo de indulgência e exclusividade durante a Páscoa.
Marcas como Dengo, Isabela Akkari, Pati Piv e Chocolat Du Jour estão bem posicionadas para capitalizar essa tendência, oferecendo experiências de chocolate artesanal de alta qualidade e comunicando efetivamente suas propostas de valor únicas.
Na categoria Convencional, marcas como Kopenhagen e Ferrero Rocher devem manter uma demanda quase 20% menor quando comparada com o ano de 2023. Empresas mais novas ou menos conhecidas podem enfrentar desafios para ganhar participação de mercado, destacando a importância de estratégias eficazes de marketing, diferenciação de produtos e engajamento do cliente.
Ainda em comparação com o ano anterior, a expectativa para o grupo Econômico, que contempla marcas como Garoto, Chocolates Brasil Cacau, Lacta e Cacau Show, é de queda de 4,5% nas vendas para a Páscoa deste ano, como consequência do aumento da concorrência, mudanças nas prioridades dos consumidores e possíveis pressões econômicas.
Para Claudio Felisoni de Angelo, presidente do IBEVAR e professor da FIA Business School, “esses resultados mostram a importância do controle da inflação para o consumo de bens. Entretanto, essas pressões, embora atenuadas, voltam a dar sinais de preocupação. O IPCA de fevereiro chegou a 0,83%, o que equivale a uma inflação anual de 10,4%”.
OVOS DE PÁSCOA CASEIROS E FITNESS – A pesquisa também aponta potencial declínio na popularidade dos ovos caseiros e crescimento da demanda por alternativas fitness e mais saudáveis, gerando oportunidades para as marcas que pretendem atrair consumidores que buscam opções de chocolate artesanal de alta qualidade ou produtos que atendam a requisitos e preferências dietéticas específicas.