Na próxima sexta-feira (11) a cidade de Alta Floresta recebe o ciclo de workshops e capacitação do Plano ABC na região Norte de Mato Grosso.
Antes de Alta Floresta, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e parceiros realizaram o ciclo na quarta-feira (9) com workshop em Lucas do Rio Verde. Na quinta-feira (10), o evento será realizado em Sorriso e segue para Alta Floresta, na sexta-feira (11). Já a capacitação será realizada nos dias 16 e 17 de março em Sinop.
Não é necessário se inscrever para os workshops, que funcionam como um chamamento para que os produtores rurais, projetistas e técnicos fiquem instigados sobre como funciona o Plano ABC.
Já as inscrições para a capacitação iniciam nesta terça-feira (8) e vão até 15 de março, pelo site www.sistemafamato.org.br. As vagas são limitadas e a participação é gratuita. Mais informações pelo (65) 3928-4416. O público-alvo da capacitação são projetistas e técnicos
A capacitação tem como objetivo orientar sobre como elaborar o projeto técnico para acessar os recursos do Plano ABC. A programação da capacitação é realizada em dois dias, incluindo uma visita técnica ao campo experimental da Embrapa Agrossilvipastoril. As orientações são repassadas por técnicos da Embrapa e Superintendência Federal de Agricultura (SFA-MT/Mapa).
Serão abordados os seguintes temas: Recuperação de Pastagens Degradadas, Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e Sistemas Agroflorestais (SAFs), Sistema Plantio Direto (SPD), Fixação Biológica do Nitrogênio (FBN), Florestas Plantadas, Tratamento de Dejetos Animais e Adaptação às Mudanças Climáticas.
O Plano ABC é uma política pública que apresenta o detalhamento das ações de mitigação e adaptação às mudanças do clima para o setor agropecuário. O plano tem como meta reduzir as emissões de gases do efeito estufa (GEE).
Rodadas – Nos meses de janeiro e fevereiro foram realizados ciclos de workshops e capacitação do Plano ABC nas regiões Sul e Leste do Estado. A programação continua até o mês de abril e os temas serão direcionados de acordo com a necessidade e característica de cada região.
A Sedec conta com a parceria da Secretaria de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf), Famato, Senar, Acrimat, Acrismat, Aprosoja, Banco do Brasil, Arefloresta, Superintendência Federal de Agricultura (SFA-MT/Mapa) e da Embrapa Agrossilvipastoril.