Dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) mostram que a exportação da carne bovina in natura referente a janeiro deste ano teve alta se for comparada com o mesmo mês do ano passado. O volume total exportado por Mato Grosso subiu 14,9%, passando de 20,8 mil toneladas para 23,9 mil toneladas.
Conforme análise feita pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), parte do crescimento foi devido, principalmente, à demanda dos países como a China e os Emirados Árabes, que compraram de Mato Grosso volumes 80,71% e 472,31% maiores, respectivamente, em relação ao mesmo mês do ano passado.
Em contrapartida, segundo o instituto, o quilo da carne mato-grossense foi vendido por um valor 16,25% menor em dólar e 2,42% em real. Para os analistas, tais dados demonstram que a carne mato-grossense ficou mais barata na moeda estrangeira.
“Esse cenário foi possível pela valorização da moeda americana ante o real, que ficou em média R$ 3,74. Dessa forma, vê-se que essa posição mais competitiva no mercado internacional para Mato Grosso permitiu o aumento das exportações diretas com o mercado chinês, a aproximação com a Rússia e com os Emirados Árabes Unidos”, apontou o Imea.