Dois em cada três brasileiros pretendem comprar produtos na temporada promocional da Black Friday, que neste ano acontecerá em 24 de novembro. Segundo pesquisa encomendada pelo Google à Offerwise, das 20 categorias analisadas, 16 tiveram crescimento na intenção de compra. A categoria que mais se destacou foi a de beleza e perfumaria, cuja intenção de compra para a Black Friday está 18 pontos percentuais (p.p.) maior do que no ano passado.
As outras categorias mais desejadas são: eletrodomésticos (+10 p.p.), eletroportáteis (+ 9 p.p.), equipamentos de áudio e vídeo (+9 p.p.), roupas e acessórios (+7 p.p.), roupas e calçados esportivos (+7 p.p.), móveis (+5 p.p.) e calçados (+5 p.p.). O estudo ouviu mais de 1.800 brasileiros conectados em todo o País, das classes A, B e C.
“Há grandes possibilidades de diversificação para o varejo nesse ano, já que as categorias que mais crescem no curto prazo não são as mais tradicionais da Black Friday, como a de eletrônicos“, analisa Gleidys Salvanha, diretora de negócios para o varejo no Google Brasil.
As buscas pelo termo ‘Black Friday’ no Brasil cresceram 24%, comparado ao mesmo período de 2022. Em média, 6 em cada 10 brasileiros que declaram querer comprar eletrônicos começam a buscar o produto com um mês ou mais de antecedência. “Quanto maior o preço de um produto e a complexidade da tomada de decisão para sua compra, maior é a antecipação das pesquisas. E nesse processo de tomada de decisão, a importância do digital é inquestionável: 91% dos consumidores pesquisam online antes de comprar na Black Friday“, diz Nathalia Camargo, diretora de commerce para médias empresas do Google Brasil.
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O estudo também mapeou padrões de comportamento dos shoppers (comprador) na data. Para alimentos, por exemplo, a pesquisa de informações antes da compra é mais offline do que para roupas ou celulares, que registram mais buscas online. Além disso, alimentação é a categoria com menor antecipação, o tempo médio para buscas é de sete dias antes da data. “Todos esses aprendizados nos permitiram concluir que, para cada consumidor, precisamos ter uma Black Friday. É preciso estar preparado para essas jornadas cada vez mais imprevisíveis e a IA é o que permite entender o melhor momento de se conectar com o consumidor“, complementa Rodrigo Paoletti, líder de produtos de performance do Google Brasil.
EXPECTATIVA – Conforme outra pesquisa de intenção de compra para a Black Friday, essa do Méliuz, 95,2% dos respondentes estão dispostos a aproveitar a data para fazer compras em 2023. O número é 4% maior do que em 2022, considerando ainda que apenas 66% desses usuários afirmam ter comprado na Black Friday do ano passado.
Se em 2022 a Black Friday teve uma queda de 23% no faturamento, este ano espera-se que 32% das pessoas gastem mais de R$ 1 mil nesta edição. (Com Giro News)