A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá) recebeu 448 câmeras de monitoramento para reforçar a segurança de empresários, comerciantes e consumidores na região do Centro Histórico da capital. Os dispositivos eletrônicos foram entregues pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) por meio do programa Vigia Mais MT.
Este foi o segundo lote com itens de segurança disponibilizado para a CDL Cuiabá e os equipamentos serão instalados, de forma estratégica, em ruas e avenidas no raio de atuação da 1ª Companhia de Polícia Militar no Centro de Cuiabá (CIA Centro).
Além dos dispositivos de monitoramento, a pasta também entregou aparelhos nobreaks, switches e armários. Desde o início do convênio, 675 câmeras já foram retiradas pela entidade comercial.
O vice-presidente institucional da CDL Cuiabá, Célio Fernandes, ressalta que o trabalho conjunto garante mais conforto e reforça a segurança e o bem-estar de quem transita e trabalha pela região central.
“Os comerciantes que estão com câmeras instaladas têm essa sensação de segurança porque este programa referência representa uma transformação na segurança pública do estado. Isso já é uma realidade e a tendência é que esta vigilância constante traga bons resultados para o comércio, fazendo de Cuiabá uma cidade mais segura para se empreender e morar”.
Na primeira remessa de entrega, as câmeras começaram a ser instaladas na região da Ponte Nova e avenidas Coronel Escolástico, Beira Rio e Fernando Corrêa da Costa. “Este trabalho junto à CDL é de extrema importância para a segurança pública na capital e em Mato Grosso. As câmeras do Vigia Mais MT desempenham papel fundamental na redução da criminalidade, bem como na prevenção e repressão de crimes como roubos e furtos”, afirma o superintendente do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), Cláudio Alvarez Sant’Ana.
O trâmite para o recebimento das câmeras do Vigia Mais MT determina que os comerciantes estejam cadastrados para, por meio da CDL, receber e se responsabilizar pelos equipamentos, que serão entregues gratuitamente. O procedimento também depende do planejamento estratégico adotado pela Polícia Militar para cada área da cidade.