Em evento realizado ontem (27), no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande (MT), a Centro-Oeste Airports (COA) exibiu os planos das obras de modernização de R$ 500 milhões que estão em andamento nos quatro aeroportos sob sua administração, localizados em Várzea Grande, Sinop, Alta Floresta e Rondonópolis. Liderado por Marco Migliorini, diretor presidente da Centro-Oeste Airports, o evento contou com a presença de Mauro Carvalho, Secretário-chefe da Casa Civil do Estado de Mato Grosso; os Senadores Jayme Campos, Margareth Buzetti e Wellington Fagundes; do presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado José Eduardo Botelho e do Prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat, além de outras autoridades dos poderes legislativo e executivo estadual e municipais.
O evento teve a apresentação de vídeos antecipando como os quatro aeroportos ficarão após o fim das reformas, além de uma visita guiada pelo canteiro de obras do Marechal Rondon, que, até o fim deste ano, estarão prontos. O processo de melhorias nos locais, iniciado assim que a Centro-Oeste Airports assumiu a operação dos aeroportos, no fim de 2019, já assegurou uma extensa lista de melhorias para os equipamentos.
Marco Migliorini, diretor-presidente da Centro-Oeste Airports, falou: “primeiro de tudo eu gostaria de agradecer todos que participaram do evento conosco. Tivemos a oportunidade de mostrar, ao lado de nossos parceiros, em detalhes, todos os planos de modernização para os nossos quatro aeroportos em Mato Grosso. A população está muito ansiosa por isso, mas tenho certeza, que ficarão extremamente satisfeitos após o término das obras ainda este ano”.
“Estas novas portas de entrada de Mato Grosso estarão prontas para receber ainda mais voos, com mais passageiros, mais negócios e turistas, impulsionando ainda mais a economia do nosso Estado com um elevado nível de conforto, segurança e várias comodidades, conforme acertado com o poder concedente desde o início. Trabalhamos diariamente para entregar aeroportos ainda melhores para todos e este investimento de R$ 500 milhões indica a nossa seriedade neste assunto”, encerra Migliorini.
OS PROJETOS – No Aeroporto Internacional Marechal Rondon, as obras vão resultar em um terminal de passageiros mais amplo, moderno e funcional, com ampliações em todos os setores, com destaque para as áreas de embarque e saguão, que terão aumento de 50% em seu espaço físico.
Leia também: Mais de 3,3 milhões de passageiros passaram pelos aeroportos de MT em 2022
O Aeroporto Presidente João Batista Figueiredo, em Sinop, terá um terminal completamente novo, quase 300% maior do que o atual, pulando de 1.400 m² para mais de 6.000 m². Além disso, as obras trarão a ampliação da pista de pouso e decolagem e pátio de aeronaves, sendo o novo e ampliado pátio em concreto. Todo o lado ar será revitalizado com aumento da sua capacidade operacional e com incremento na segurança.
No Aeroporto Piloto Osvaldo Marques Dias, em Alta Floresta, atualmente com 980 m² de tamanho, o terminal passará a ter mais de 2.300 m². No lado ar, as obras vão trazer ampliação da faixa de segurança, além de novas áreas de segurança de final de pista, novo cercamento, implantação de PAPIs e ampliação do pátio de aeronaves, com aumento da capacidade operacional e incremente na segurança.
Em Rondonópolis, o Aeroporto Maestro Marinho Franco, dobrará de tamanho, saindo de 993 m² para 2.300 mil m², e todo o lado ar será revitalizado: pavimentos, faixa de segurança e novo pátio, que será ampliado com ilhas de concreto. As melhorias trarão aumento da capacidade operacional e incremento na segurança do empreendimento.
Com o aumento de espaço e de capacidade dos aeroportos, os empreendimentos passam a ter mais opções de serviços, lojas, restaurantes e outros estabelecimento importantes, além de uma infraestrutura muito mais moderna e confortável.