Cuiabá já conta com nove binários instalados desde o início da implantação deste sistema em junho de 2015. O último deles foi na Avenida José Monteiro de Figueiredo, no bairro Goiabeiras. Estas medidas fazem parte do Caderno de Projetos “Abrindo Caminhos”, desenvolvido pela Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) e Prefeitura da capital. Binários são sistemas que transformam ruas e avenidas de mão dupla em vias com sentido único.
As intervenções viárias no trânsito daquela região incluíram, entre outras ações, a instalação de mais dois semáforos na Avenida José Monteiro de Figueiredo, o fechamento de quatro retornos, e a inversão de sentido na quadra final da Avenida Isaac Póvoas para permitir o acesso dos veículos que trafegam pela Avenida Senador Filinto Muller. Também foi criado um retorno exclusivo para veículos que vêm pela Avenida Getúlio Vargas e agora têm a conversão livre à esquerda pela Praça 8 de abril (em frente ao Choppão), para retornarem ao centro pela Isaac Póvoas.
As duas ruas laterais do Shopping Goiabeiras (na quadra próximo à Avenida José Monteiro de Figueiredo) já formavam um binário, só que agora tiveram o sentido invertido. Com as mudanças, a Rua Almirante Henrique Pinheiro Guedes desce (da avenida para o bairro) e a Rua General Rabelo, sobe, facilitando o acesso ao estacionamento do shopping e evitando o congestionamento que se formava na avenida.
Estacionamento
Estes novos binários, além de melhorar o acesso dos moradores, criaram também espaços para estacionamento, já que as vias, em geral estreitas, eram mão dupla, e funcionam agora como mão única. O sistema também aumenta a segurança viária, já que os carros trafegam em um mesmo sentido.
Nas ruas que ficam atrás do shopping foram instalados mais dois binários. Duas vias que eram mão dupla, também tiveram o sentido alterado: a Rua General Neves (que também dá acesso ao estacionamento do shopping) terá sentido único até a Tenente Alcides Duarte de Souza; e a Major Otávio Pitaluga, sentido único para a Almirante Henrique Pinheiro Guedes.
O outro binário funciona nas ruas Amilcar Batista de Magalhães e Coronel Antônio Estigarriba, que também eram mão dupla. A primeira passou para mão única entre a General Neves e a Major Otávio Pitaluga. A outra, a Rua Coronel Antônio Estigarriba, é mão única agora entre a Major Otávio Pitaluga e a General Neves.
O quarto sistema foi implantado no bairro Duque de Caxias II nas ruas Coronel Otiles Moreira e General Teófilo Ribeiro de Arruda, que eram mão dupla no trecho entre a Marechal Mascarenhas de Moraes e Marechal Floriano Peixoto. Com as mudanças, a Coronel Otiles Moreira passa a ser mão única neste trecho.
Já a General Teófilo Ribeiro de Arruda tem o sentido inverso e tornou-se mão única no mesmo trecho. Estas duas ruas continuam mão dupla entre as ruas Marechal Floriano Peixoto e Corsino Amarante. “Isto vai disciplinar o trânsito naquela região, que tem vários restaurantes, peixarias e bares”, explicou o secretário de Mobilidade Urbana, Thiago França.
A ligação do bairro Duque de Caxias I com este quarto binário é pela Rua Tenente Alcides Duarte de Souza (ao lado do 44º Batalhão do Exército). O condutor atravessa a Avenida José Monteiro de Figueiredo, acessa pela direita a Rua Marechal Mascarenhas de Moraes e segue para o bairro entrando à esquerda (segunda rua) pela General Teófilo Ribeiro de Arruda.
Naquela região outra alteração ocorreu na Rua Mestre Albertino (rua ao lado da Pizzaria Hut), que passou a ser mão única entre a Avenida José Monteiro de Figueiredo e a Rua Presidente Artur Bernardes (antes era mão dupla). O motorista que trafega pela Artur Bernardes tem agora conversão livre à direita para acessar a Avenida Senador Filinto Muller.