As vendas no comércio eletrônico da Black Friday de 2019 somaram R$ 3,2 bilhões. O aumento em relação ao ano anterior foi de 23,6%. Os dados foram levantados pela Ebit|Nielsen e divulgados no último sábado (30).
O tíquete médio das compras realizadas pelos consumidores foi de R$ 602, uma pequena redução em relação à 2018, que registrou R$ 608.
De acordo com a pesquisa da Ebit|Nielsen foram registrados 5,33 milhões de pedidos, expansão de 25% na comparação com a Black Friday do ano anterior (4,27 milhões).
Um mapeamento realizado pela Cielo – empresa de meio de pagamentos – também mostrou um desempenho melhor das vendas.
A Black Friday de 2019 registrou crescimento de 16,5% na comparação com a edição do ano passado, de acordo com a companhia. O avanço foi de 19,6% nas vendas on-line e de 16,2% nas vendas físicas.
Setores
Os setores de turismo e transporte tiveram alta de 31,6%. As livrarias e papelarias aumentaram 23,5% nas vendas e o setor de móveis e eletrodomésticos subiu 21,4%.
Nas regiões, o maior aumento de faturamento foi no Norte, com alta de 27,5%. Na sequência, apareceram Sul (20,4%), Nordeste (15,7%), Sudeste (14,6%) e Centro-Oeste (11,6%).
Os levantamentos da Ebit|Nielsen e da Cielo foram realizadas na quinta-feira (28) e sexta-feira (29).