O comércio de Mato Grosso, incluindo Cuiabá e diversos municípios do Estado realizará a maior premiação da história aos consumidores neste Natal. Serão cinco carros, cinco motos, cinco caminhões de prêmios com mobílias para casa e 120 vales-compras de R$ 1000 cada. Comprando a partir de R$ 50 reais nas lojas participantes já é possível concorrer.
Os empresários do varejo e a CDL Cuiabá projetam aumento nas vendas, pois com o avanço da vacinação este ano, inúmeras famílias devem realizar confraternização.
O Mato Grosso Econômico entrevistou Célio Fernandes, presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Cuiabá – CDL Cuiabá, que trouxe um panorama do comércio nessa fase de início da superação da pandemia, diante do aumento da vacinação e recuperação da economia local.
“A expectativa é extremamente positiva, pois ano passado não tivemos festividades de Natal, as trocas de presentes aconteceram num ambiente mais distante. Pesquisas já apontam a ansiedade das pessoas se reencontrarem e confraternizarem para trocar presentes. Os consumidores estão vendo este Natal como bastante esperado, assim como os comerciantes”, disse Célio.
O comércio vem registrando boas vendas há alguns meses, incluindo a Black Friday desse ano, realizado no último mês de novembro. O valor médio de compra do consumidor foi expressivo, como explica o presidente da CDL Cuiabá.
“Nas lojas físicas teve um aumento de 17% e no comércio eletrônico em torno de 25%. Houve um aumento no interesse das pessoas até de anteciparem algumas compras de Natal. O ticket médio de compra foi de R$ 1.600, bem expressivo e isso traz uma expectativa de que esse seja um dos melhores Natais dos últimos anos”, pontua.
O Mato Grosso Econômico questionou durante a entrevista, sobre o aumento da inflação, se isso deve ter impacto nos produtos que as pessoas costumam presentear.
“É importante observar que a inflação está aí, mas os itens que mais foram impactados são aqueles que não tem concorrência, como os combustíveis, a energia elétrica e alimentação, sendo que o preço do dólar também influenciou nesses aumentos. No comércio, de uma maneira geral, onde a lei da oferta e procura é o principal regulador, faz com que o comerciante busque comprar da melhor forma possível para poder fazer o repasse no produto também da melhor forma possível, gerando acesso aos consumidores em relação às compras de presentes de fim de ano. Portanto, os consumidores têm uma infinidade de opções no mercado que podem caber no seu orçamento para confraternizarem com suas famílias. Com certeza este será um Natal de integração na maior festa do ano”, analisa Célio Fernandes.
Fazer compras com um incentivo promocional faz com que os consumidores se atraiam cada vez mais. Segundo noticiado anteriormente pelo Mato Grosso Econômico, a última pesquisa da CDL Cuiabá revelou que cerca de 70% dos consumidores gostam de comprar em campanhas que sorteiam prêmios.
O presidente da CDL explica na entrevista o panorama do comércio para este fim de ano e como participar da campanha do Natal Premiado.
Veja abaixo entrevista completa