O advogado Herb Kelleher fez um teste de aptidão na Wesleyan University, onde descobriu que podia se aventurar em 3 carreiras: jornalista, editor ou advogado.
Decidiu que seria advogado e depois de 5 longos anos de litígio com seus concorrentes, muitas vezes tortuosos, para deixar a Southwest Airlines fora dos tribunais e operando, ele resolveu lançar a sua companhia aérea de baixo custo em 1971.
Numa indústria marcada por muitas falências e fusões, ele conseguiu fazer a companhia dar lucros, algo inédito na história da aviação norte-americana e mundial.
“Anos atrás, as escolas de gestão perguntavam: ‘Quem vem em primeiro lugar? Os seus funcionários, seus acionistas, ou seus clientes?’ Mas isto não é um enigma. Os funcionários vêm em primeiro lugar. Se você tratar bem seus empregados, advinha? Seus clientes voltam a te procurar, o que deixa os acionistas felizes. Comece com os funcionários que o resto vem a reboque”, afirma.
A Southwest Airlines é conhecida por ser pioneira no modelo ‘low-cost’ do mercado aeronáutico, a companhia é a maior low-cost mundial e sempre figura entre as primeiras em market share(participação no mercado) se dividirmos a receita por passageiro nas milhas que percorre. Bom, mas este é o resultado de uma extensa história que começou em 1971, quando a Southwest tinha apenas três jatos 737, a alma da companhia, e servia apenas três cidades no Texas. Hoje, ela está em 98 destinos espalhados por mais de 40 estados americanos e América Central. Em 2014, após a aquisição da AirTran negociada anos antes, deu um passo à frente e entrou no mercado internacional com destinos sazonais em ilhas caribenhas
Tudo bem, mas qual o segredo? Um dos principais apontamentos feitos pelos especialistas é que ela utiliza de uma estratégia de malha aérea chamada ‘point-to-point’, em contraste com o que já faziam as grandes e tradicionais United e American, por exemplo, que trabalham com hubs (centros de conexão) espalhados pelo país. Com tempos de voo menores, aeroportos regionais e diversos outros fatores, ela consegue oferecer tarifas atrativas e competitivas. Além disso, é a única nos Estados Unidos a transportar as bagagens despachadas sem taxas.