O site Mato Grosso Econômico levantou junto ao Insper/Santander que houve uma queda na confiança das pequenas e médias empresas.
É uma queda prevista em um cenário de significativa incerteza pode ser interpretada como evidência de que a atividade econômica está se estabilizando
A pesquisa mostra que o índice de confiança dos empresários de pequenos e médios negócios para o segundo trimestre de 2016 atingiu 58,49 pontos, uma queda de 0,7% quando comparado ao primeiro trimestre. Na divisão por setores, o comércio teve queda de 1,9%, enquanto indústria e serviços registraram altas de 0,5% cada em termos nacionais.
Dos seis tópicos sobre os quais os pequenos empresários foram questionados, três apresentaram alta e os outros três, queda. O melhor resultado foi nas expectativas para a Economia (+1,3%), seguido de projeções de Faturamento (+1,3%), e Investimentos (+0 3%). Já as piores avaliações foram em Ramo de atuação (-3,2%) e Lucro (-3,2%), com Emprego quase estável (-0,1%).
Na divisão por regiões houve piora no Nordeste (-7,0%), Sul (-3 9%) e Centro-Oeste (-3,1%), com avanços no Norte (+3,5%) e Sudeste (+2,9%).