O Consórcio do Vale do Guaporé, que atende diversos municípios do sudoeste de Mato Grosso, receberá do governo do Estado a partir de março, a quantia mensal de R$ 792 mil. O incremento foi significativo, pois a unidade recebia anteriormente R$ 494 mil por mês. O valor será repassado fundo a fundo por meio da prefeitura de Pontes e Lacerda, que é a sede do Consórcio. Os prefeitos terão autonomia para definir as prioridades dos atendimentos de saúde em cada cidade.
A decisão foi tomada por meio de uma reunião, na última sexta-feira (12.02), entre os parlamentares Dr. Leonardo e Ezequiel Fonseca que estiveram na Secretaria de Estado de Saúde dialogando com a secretária adjunta de Políticas e Atenção à Saúde e Regionalização, professora Maria Salete Ribeiro, a equipe técnica da Pasta, além dos diretores dos escritórios regionais de Cáceres e Pontes e Lacerda.
Este recurso originou-se do esforço de diversos políticos, entre eles o deputado estadual Dr. Leonardo Albuquerque (PDT), o deputado federal, Ezequiel Fonseca (PP) e o deputado estadual Wancley Carvalho (PV).
O prefeito de Pontes e Lacerda, Donizete Barbosa do Nascimento, que atua como presidente do Consórcio do Vale do Guaporé, agradeceu o empenho dos deputados. "A reunião foi produtiva, chegou ao valor que estávamos esperando. Pontes e Lacerda agora será de fato um polo regional de saúde", destacou.
O deputado Dr. Leonardo comemorou: "saímos muito contentes da reunião, depois de tanto tempo articulando esse assunto. A verba que será destinada ao Consórcio vai atender as necessidades das pessoas daquela região, trazendo mais dignidade à população".
Os parlamentares sabem da dificuldade financeira que o Consórcio enfrenta e por isso vem trabalhando há tempos para atender os anseios da população. O Secretário de Estado de Saúde, Eduardo Bermudez, também constatou a necessidade de apoio ao Consórcio, desde sua última visita na região, em novembro do ano passado. "O governo do estado está se esforçando para atender as regiões mais necessitadas de Mato Grosso em diversas áreas, principalmente na saúde", complementou Bermudez.