A pesquisa de intenção de compra para o Dia dos Namorados, realizada pelo Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso (IPF/MT), mostra que 42% dos casais no Estado estão propensos a gastar, em média, R$ 252,07 neste ano para comemorar a data, no próximo dia 12. Apesar de o percentual ser menor do que o analisado no ano passado (48%), o gasto previsto está 25,16% maior, já considerando a inflação no período.
Ainda conforme análise do IPF/MT, a movimentação no comércio para a data, pode gerar uma movimentação de cerca de R$ 377 milhões na economia do Estado, aquecendo, principalmente, os segmentos ligados ao comércio de bens e serviços de Mato Grosso.
E os mato-grossenses estão mais dispostos a gastar. Outra pesquisa, HelloSafe Brasil mostra que mais da metade dos casais não pretende celebrar o Dia dos Namorados em 2023. A maioria planeja gastar entre R$ 50 e R$ 150 (37,7%), enquanto 31,2% pretendem gastar até R$ 50. O motivo de 33,2% das pessoas que responderam não celebrar a data este ano é a falta de dinheiro. Na pesquisa da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) a expectativa de gastos é de cerca de R$ 190 em média.
O presidente da Fecomércio/MT, José Wenceslau de Souza Júnior, lembra os principais segmentos que serão mais procurados, segundo a pesquisa. “Itens como roupas e acessórios foram os mais lembrados por 34% dos entrevistados. Outros 20% vão buscar presentear com produtos cosméticos e perfumes, seguido de chocolates, para 16% dos respondentes. O tradicional buquê de flores foi lembrado por 4% dos que disseram que irão presentear na data, mesmo percentual para quem disse que vai investir um pouco mais nos presentes, com produtos eletrônicos e eletrodomésticos”.
Wenceslau Júnior destaca, ainda, os locais onde deve haver aumento na movimentação de pessoas. “A pesquisa segue tendência de outras já realizadas, com um aumento na movimentação de pessoas em lojas dos centros das cidades e em shoppings. Apesar de existir uma menor aderência de pessoas para celebrar a data, os empresários devem investir para atrair os clientes e, consequentemente, capitalizar mais receitas nas lojas. Os restaurantes também presenciarão um aumento no fluxo de pessoas, visto que 3% dos entrevistados pretendem comer fora de casa”.
Quanto ao local onde serão realizadas as compras, 59% planejam ir em lojas dos centros das cidades, seguido de 18% dos respondentes que pretendem comprar em sites e/ou aplicativos de compras. As lojas de shopping centers devem ser procuradas por 15% dos entrevistados, depois, os que optarão por comprar em lojas de bairro somam 3%.
Com relação à forma de pagamento mais citadas na pesquisa, o cartão de crédito será o mais utilizado por 36% pelos respondentes, logo após o Pix com 32%, cartão de débito mostra participação de 21% e o dinheiro com 12%. O IPF/MT lembra que no ano anterior, o Pix aparecia com apenas 16%, à frente somente do dinheiro em espécie.
Já o principal motivo dos que disseram que não realizarão compras foi porque não comemoram a data (87%). A questão financeira foi o motivo de apenas 10% dos entrevistados para não presentear e outros 4% destacaram a falta de disponibilidade de tempo.
Para o levantamento dos dados, o IPF/MT realizou 250 entrevistas em 32 municípios de Mato Grosso, entre os dias 9 e 23 de maio, com margem de erro estimada em 3% para mais ou para menos.
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SHOPPINGS – Outra pesquisa nacional, sobre expectativas de vendas para o Dia dos Namorados, da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), aponta uma estimativa de crescimento de 5,2% sobre a mesma data de 2022. Com isso, o setor deve movimentar cerca de R$ 4,6 bilhões durante os dias 6 e 12 de junho. O levantamento foi realizado com os empreendedores entre os dias 24 a 31 de maio de 2023, com o objetivo de entender as perspectivas do setor em relação à comercialização, fluxo de visitantes, ticket médio, entre outros indicadores para a data. Para os shoppings ouvidos na pesquisa, 85% têm expectativas positivas para a data.
TICKET MÉDIO – A perspectiva é que em 2023, o ticket médio, seja de R$ 190. Entre os produtos que mais devem se destacar na data comemorativa para o público feminino encontram-se: Perfumaria e Cosméticos (90%), Chocolates e Doces (77%), Joalheria (75%) e Vestuário (74%). Já entre o público masculino, os produtos que mais devem se destacar na data comemorativa são: Vestuário (71%), Relógios e Acessórios (67%), Calçados (63%), Perfumaria e Cosméticos (63%), Artigos Esportivos (60%).
VISITANTES – Para 66% dos respondentes, o fluxo de visitantes será superior em relação a 2022. Para os que esperam um aumento do fluxo, o incremento será em média de 6,8%.
AÇÕES PARA ATRAIR O PÚBLICO – Para o Dia dos Namorados de 2023, os investimentos dos shoppings estarão concentrados nas tradicionais campanhas promocionais: Sorteio (30%), Compre e Ganhe (29%) e Ganhe e Concorra (17%). Entre os prêmios mais citados estão: Viagens, Vale Compras e Vale Jantar. Para as promoções de sorteios, os brindes são variados, desde eletroeletrônicos (celular, câmera, smart watch etc) e automóveis.
O presidente da Abrasce, Glauco Humai, salienta que, mesmo diante do cenário macroeconômico atual, os shoppings estão otimistas em relação à data. “A inflação e o momento econômico foram citados como fatores externos que podem limitar o consumo na data, mas, mesmo com essa percepção, os shoppings já constatam a melhoria contínua de vendas e de fluxo de frequentadores e esse termômetro positivo reforça a expectativa de bons resultados para o período”, comenta. O executivo enfatiza, ainda, que os consumidores gostam de comprar presencialmente os presentes para o Dia dos Namorados e também consumir serviços que estão disponíveis nos shoppings, o que reforça a perspectiva de um bom público nos empreendimentos na semana anterior à comemoração.