A celebração de Corpus Christi, no próximo dia 16, que normalmente é feriado municipal em Cuiabá, em 2022 não será. Isso porque através do Decreto 9.141/2022, que será publicado na Gazeta Municipal desta terça-feira (14), constará apenas ponto facultativo para os serviços públicos e não mais feriado para os setores privados.
Esse decreto atende a um pedido da CDL Cuiabá, bem como do setor produtivo diante de um processo necessário de retomada da economia, ocorrido em feriados anteriores, desde 2021.
Diante disso, a CDL Cuiabá reforça que no dia 16 de junho as empresas poderão abrir normalmente, sem a necessidade de pagamento de hora trabalhada em dobro para o colaborador.
“Essa medida é positiva, pois estamos em um momento em que precisamos produzir sem onerar os já elevados custos operacionais das empresas, além disso, sabemos que um dia de portas fechadas, como é o caso que ocorre em alguns feriados, a perda de faturamento pode chegar a 7% do fechamento do mês. Isso significa menos receita, com os mesmos custos fixos existentes para manutenção de uma empresa”, explica o superintendente da CDL Cuiabá, Fábio Granja.
Leia também: Comércio de Cuiabá e VG poderá funcionar no feriado de Corpus Christi
O DECRETO – No final da tarde de ontem, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, assinou o decreto visando amenizar os impactos econômicos decorrentes da pandemia causada pelo coronavírus, será – excepcionalmente – considerado no âmbito das atividades econômicas do município de Cuiabá, como ponto facultativo, o feriado municipal de Corpus Christi.
A normativa estabelece ainda que o dia 17 de junho (sexta-feira) seja considerado como facultativo no âmbito da administração pública. “Muitas medidas severas, visando o cuidado com a nossa gente, foram adotadas em decorrência da pandemia nos últimos dois anos. E mesmo com uma série de ações de fomento aos setores para tentar amenizar esses impactos, é preciso sensibilidade e respeito à dignidade humana. Por isso, assinei um novo decreto tornando o dia 16 de junho como ponto facultativo no comércio da capital mato-grossense”, declarou o prefeito Emanuel Pinheiro.
Leia mais: Inadimplência continua em queda em MT, apontam dados da CDL Cuiabá