Consumidores de todo o país já podem negociar dívidas com descontos do Feirão Serasa Limpa Nome em mais de 10 mil agências dos Correios sem qualquer tipo de taxa ou custo adicional. O atendimento presencial será realizado até 29 de novembro e contará com as ofertas de mais de 1.000 empresas de varejo, bancos, telecomunicações, água, energia e demais segmentos.
A ação impacta também os mato-grossenses e o MT Econômico foi buscar mais informações acerca da ação e das perspectivas da Serasa para essa reta final do ano, período que é o melhor momento em vendas do comércio. Segundo dados da Serasa, o estado registrou 1.412.947 inadimplentes em setembro. No período, houve a redução de 6.365 dívidas, resultando em um acumulado de R$ 7.049.794 de débitos.
O valor médio da dívida por inadimplente é de R$ 6411,16. As dívidas se dividem principalmente Varejo (24,8%), Utilidades (22,37%), Bancos e Cartões (18,73%).
O público endividado é composto por 54,1% homens e 45,9% mulheres, especialmente nas faixas etárias: entre 26 e 40 anos (35,5%), entre 41 e 60 anos (34,5%), e acima de 60 anos (17,1%). Os endividados até 25 anos representam 12,8%.
“Nunca fizemos uma operação desse tamanho em parceria com os Correios. São especialistas da Serasa espalhados por todo o Brasil contando com a capilaridade das agências dos Correios”, afirma Aline Maciel, gerente da Serasa. “Queremos possibilitar que muitos brasileiros possam negociar as suas dívidas e combater a inadimplência no país, que atinge mais de 72,6 milhões de brasileiros”, finaliza.
“Nossas agências estão de portas abertas para ajudar brasileiras e brasileiros a retomarem seu poder de compra. Milhares de pessoas podem resolver suas pendências de forma acessível e simples em uma agência perto de casa ou do trabalho. A parceria com a Serasa trará alívio financeiro a milhares de cidadãs e cidadãos e impulsionará a economia brasileira”, disse o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos.
BLACK FRIDAY E FINAL DE ANO – Sobre esse momento de compras que está se aproximando agora no final do ano, como a Black Friday e o Natal, a Serasa observa a relevância dessas datas no final do ano para os consumidores, a importância desse momento. “Nós não fazemos nenhuma projeção de elevação da inadimplência, mas a gente sabe a importância desse momento realmente no final do ano e por isso foi conduzida uma pesquisa para a gente entender um pouquinho mais, com mais profundidade a realidade desse consumidor”, explica a gerente da Serasa, Lia Bandeira ao MT Econômico.
Como ela detalha, a pesquisa mostra que 57% dos entrevistados, que estão pensando em comprar algum produto nesse momento de fim de ano, pretendem também economizar antes para fazer essa compra. “Então esse número é muito bom porque ele mostra que o cliente brasileiro quer se planejar para poder fazer essa compra. A gente também viu que 53% podem buscar crédito para alguma compra futura. Então assim, existe um engajamento brasileiro e é exatamente isso que a gente reforça. A gente reforça a importância do planejamento, seja economizando antes para realizar essa compra, seja através do uso de crédito com consciência nesse momento. A gente sabe que muitas pessoas esperam realmente esse momento para poder fazer suas compras e isso pode ser positivo desde que exista o planejamento e é isso que a gente reforça”, completa.
EDUCAÇÃO FINANCEIRA – “A Serasa vê muita importância em trazer conteúdos sobre educação financeira. A gente entende que educação financeira é realmente um pilar para as famílias. A nossa principal fonte de educação financeira é o blog do Serasa Ensina. Ele traz muitos conteúdos, muitos mesmos, conteúdo quase que todo dia e conteúdo que vai desde uma informação mais prática como, por exemplo, o que é uma apólice de seguro e para que ela serve”, orienta Lia.
O exemplo disso, como chama á atenção, é um artigo que saiu agora que é como é que eu consigo economizar ganhando R$1.500. O tema traz dicas práticas de economia, de organização financeira, de planejamento financeiro para as famílias poderem olhar.
“Esse conteúdo do blog, ele tem tanto dentro de um artigo, tanto um conteúdo que vai mostrar de forma escrita, quanto um vídeo, e a gente sabe que o vídeo às vezes é mais apelativo, tem gente que gosta mais do texto, então o conteúdo ele vende de diversas formas também para conseguir ser abrangente, para conseguir ensinar as pessoas da melhor forma”, defende a gerente ao MT Econômico.
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