Na noite desta quarta-feira, 8 de outubro, o Conselho Regional de Administração de Mato Grosso (CRA-MT) realizou uma solenidade de homenagem à Administradora Emérita, Norma Sueli Costa de Andrade. O evento foi um reconhecimento à sua vasta trajetória profissional e à contribuição incansável à administração, tanto no âmbito estadual quanto nacional.
Norma, que recebeu o título de Administradora Emérita, se emocionou ao ser homenageada. Em seu discurso, expressou sua satisfação e humildade pelo reconhecimento, destacando a importância da administração em sua vida desde a época da faculdade. “Recebo com humildade, porque administração sempre foi minha vida. Quando fui para a faculdade, eu queria fazer administração. Me chamaram para outros cursos, mas eu disse, não, eu quero ser administradora”, afirmou Norma, reforçando sua dedicação à profissão ao longo de sua trajetória.
A homenageada também comentou sobre os desafios enfrentados em sua carreira, especialmente no que se refere à sua vida familiar. “Eu comecei com o ex- prefeito Dante de Oliveira, depois com o governador, e trabalhei com a Thelma. Você sabe que o trabalho da administração exige dedicação, e muitas vezes a gente se ausenta de casa. E o filho, claro, sempre entendeu esse trabalho da mãe”, disse, destacando a compreensão e apoio de sua família.

A carreira de Norma é marcada por sua formação acadêmica e sua experiência profissional. Ela é graduada em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), tem mestrado em Administração de Recursos Humanos pela Universidade de Extremadura (UEx) na Espanha, e também concluiu o curso de Administração de Empresas na Faculdade de Administração de Empresas de São Paulo.
Com mais de 40 anos de experiência na área, Norma atuou em diversas funções de relevância. Entre as suas contribuições profissionais, destaca-se sua atuação como secretária e estagiária da Construtora São Mateus em 1976, auxiliar administrativa na Fundação do Bem-Estar do Menor em 1980, e como técnica de nível superior na empresa Contato Publicidade e Negócios Limitados de 1981 a 1985. Ela também exerceu o cargo de coordenadora geral do Gabinete na Prefeitura de Cuiabá, entre 1986 e 1988, e subsecretária-chefe do Gabinete do Governador do Estado de Mato Grosso de 1995 a 2002. Sua trajetória inclui ainda a função de chefe de gabinete da deputada federal Thelma de Oliveira, de 2003 a 2010, e conselheira efetiva no CRA-MT, além de conselheira federal titular no Conselho Federal de Administração (CFA) de 2017 a 2020.
Em sua fala, o presidente do CRA-MT, Hélio Tito Simões, destacou a importância do trabalho de Norma no Conselho. “A Norma tem mais de 30 anos de dedicação ao CRA. Os trabalhos dos conselheiros são voluntários, ninguém ganha nada. E, ela sempre esteve à frente, foi essencial para a nossa história, especialmente quando coordenou a doação do terreno onde o CRA-MT está atualmente localizado”, ressaltou Hélio Tito, evidenciando o legado de Norma para a profissão e a instituição.

A conselheira federal Keila Furquim, representando o presidente do Conselho Federal de Administração, Leonardo Paciello, também homenageou Norma. Em sua fala, Keila destacou a dedicação, o comprometimento e a lealdade de Norma à profissão. “Norma Sueli é um exemplo de profissionalismo, ética e amor à administração. Sua trajetória reflete não apenas sua competência, mas seu legado à administração e à sociedade”, afirmou Keila. Ela também lembrou da importância de reconhecer e homenagear profissionais como Norma, que com seu trabalho contribuem para a valorização da profissão e a melhoria das instituições.


Quer acompanhar as principais notícias de Economia, Política e Negócios de Mato Grosso? Clique aqui e entre no grupo