Na quarta-feira(29), empresários mato-grossenses vão discutir sustentabilidade e preservação ambiental, tendo o Pantanal como um dos principais biomas do país, durante um jantar debate com o tema “Pantanal – Patrimônio do Brasil e o desafio do crescimento sustentável”.
O evento é promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais de Mato Grosso (LIDE) e terá como palestrantes o presidente do Instituto SOS Pantanal, Roberto Klabin, e do vice-governador e secretário de Meio Ambiente, Carlos Fávaro.
Klabin, que também é presidente do LIDE Sustentabilidade e defende a importância do ecoturismo no Pantanal. A participação dele, juntamente com o secretário Carlos Fávaro, têm o objetivo de aprofundar as discussões da sustentabilidade e crescimento sustentável em prol do meio ambiente. A mediação do debate será feita pelo jornalista colunista da revista Veja e apresentador do Programa O Livre, Augusto Nunes.
Para o presidente do LIDE-MT, Pedro Neves, o evento vai promover um debate profundo sobre os desafios para conciliar preservação e crescimento, pois Mato Grosso é o estado que mais tem interesse neste debate. “Queremos participar dessa transformação que Mato Grosso e o Brasil estão passando. Vamos propor ações conjuntas e ajudar a potencializar o crescimento sustentável de Mato Grosso, tornando o Estado reconhecido pelos cuidados com o meio ambiente”, afirmou.
O evento será realizado no Restaurante Mahalo, a partir das 19h45. Neves destacou ainda que o LIDE-MT pretende fazer mais nove eventos este ano, abordando diversos temas importantes para o setor empresarial. “Queremos participar das discussões sobre a melhoria de Mato Grosso, queremos fortalecer o estado e atrair ainda mais investidores para nossa região", argumentou.
LIDE
O LIDE foi fundado em 2003, e é formado por líderes empresariais de corporações nacionais e internacionais, que promove integração entre as empresas, organizações e entidades privadas, por meio de debates, fóruns e iniciativa de apoio à sustentabilidade, educação e responsabilidade social.
O LIDE em Mato Grosso já promoveu outros encontros e contou com a presença do governador Pedro Taques e empresários de diversos setores, além do ex-ministro Luiz Fernando Furlan, dos economistas Marcos Troyjo e Adriano Pires, do cientista político Fernando Schüler e do presidente do Instituto Ludwig von Mises – Brasil, Hélio Beltrão.
O Grupo já conta com 17 unidades no país e 16 internacionais, reúne mais de 1,8 mil empresas filiadas e que representam 54% do PIB privado brasileiro. Em Mato Grosso, já são mais de 20 empresas associadas.
De acordo com o presidente do Grupo em Mato Grosso, Pedro Neves, a instituição pretende dar voz aos empresários e discutir os problemas que o setor enfrenta. “Vamos sempre promover encontros periódicos, com palestrantes conhecidos nacionalmente, no sentido de discutir com o empresariado mato-grossense, os melhores caminhos para o setor e fortalecendo os princípios éticos de governança corporativa”, afirmou.